Storytailors, Alves/Gonçalves e TM Collection abrem Portugal Fashion em Lisboa

Calendário revelado esta segunda-feira inclui ainda João Melo Costa e Hibu em Lisboa dia 22, rumando depois ao Porto para apresentações de Nuno Baltazar, Luís Buchinho, Miguel Vieira, Anabela Baldaque, Katty Xiomara e Luís Onofre.

Foto
Desfile dos Storytailors na Alfândega do Porto em Março de 2010 PAULO PIMENTA

Pela quarta vez consecutiva, o Portugal Fashion começa a apresentar-se em Lisboa, desta feita com os olhos postos no Verão de 2015. Storytailors, Alves/Gonçalves e TM Collection, além de um desfile duplo dos jovens criadores João Melo Costa e da Hibu, preenchem o calendário na capital no dia 22, para o evento voltar a casa nos dias seguintes com 29 desfiles – entre os quais o regresso de Nuno Baltazar à plataforma portuense.

No dia seguinte ao final da 43.ª ModaLisboa, o Portugal Fashion anunciou o alinhamento do calendário da sua 35.ª edição, sob o tema Sprinkle. Em Lisboa, os desfiles vão decorrer no Teatro Thalia - Hibu e João Melo Costa, ambos parte da plataforma Bloom, coordenada por Miguel Flor, e Storytailors – e, pelas 21h30, mudam-se para o Museu de História Natural para receber as colecções da dupla Manuel Alves e José Manuel Gonçalves e da TM Collection.

Conforme precisa a organização em comunicado, dia 23 o evento volta ao Porto para completar os 12 desfiles do Bloom - Carla Pontes, Mafalda Fonseca e Teresa Abrunhosa são, tal como Hibu e João Melo Costa, já experientes na passerelle, mas a eles juntam-se os estreantes Pilar Pastor, Rita Gilman, Filipe Martinho, Catarina Santos, Eduardo Amorim, João Rôla e Pedro Neto. Ao longo do evento apresentar-se-ão também criadores já consagrados como Miguel Vieira, Fátima Lopes, Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Luís Buchinho, os sapatos de Luís Onofre e o regresso de Nuno Baltazar após oito anos de ausência do Portugal Fashion – até aqui, o criador apresentava as suas colecções na ModaLisboa, tal como Buchinho que esta estação optou apenas por se mostrar no Porto.

Além destes nomes, os graduados das primeiras edições do Bloom apresentam também as suas propostas para a Primavera/Verão do próximo ano no Porto: Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa ou Susana Bettencourt. Aos criadores juntam-se por fim marcas e etiquetas associadas à indústria como a alfaiataria da Dielmar, os sapatos da Fly London, a Lion of Porches ou Vicri.

Além do habitual espaço do Portugal Fashion, a Alfândega do Porto, os desfiles vão também decorrer no Palácio dos Correios (Estelita Mendonça, Susana Bettencourt, Daniela Barros, Hugo Costa e Anabela Baldaque, além de dois nomes Bloom), no Conservatório de Música do Porto (Luís Buchinho) e no Mosteiro de São Bento da Vitória (Nuno Baltazar e Miguel Vieira). No total, são 33 desfiles, dos quais fazem parte seis marcas de calçado e nove marcas de vestuário. O Portugal Fashion abre também espaço para finalistas de escolas de moda: Árvore, MODATEX, ESAD e Escola de Moda do Porto.

O Portugal Fashion é organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e, como informa a organização, tem financiamento através do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) no âmbito do Programa Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade. De acordo com a organização, cada edição tem um orçamento de cerca de 700 mil euros. 
 

Notícia corrigida às 12h54 de 15 de Outubro

Sugerir correcção
Comentar