Livro de Ondjaki integrado na selecção White Ravens 2014

Livro do escritor angolano chama-se “Uma escuridão bonita” e conta com ilustrações de António Jorge Gonçalves

Foto
Rui Gaudêncio

O livro "Uma escuridão bonita", do autor angolano Ondjaki, foi escolhido pela Biblioteca Internacional da Juventude para o White Ravens 2014, uma selecção internacional dos melhores livros para a infância e juventude.

Fonte da Biblioteca Internacional da Juventude, sedeada em Munique, afirmou à agência Lusa que o livro de Ondjaki, com ilustrações de António Jorge Gonçalves, foi seleccionado para o White Ravens, juntando-se aos já anunciados "Irmão lobo", de Carla Maia de Almeida, e "Vazio", de Catarina Sobral.

"Uma escuridão bonita. Estórias sem luz eléctrica", feito de diálogos entre dois adolescentes numa noite sem luz em Luanda, foi editado pela Editorial Caminho e valeu a António Jorge Gonçalves o Prémio Nacional de Ilustração 2013.

Foto
DR

Anualmente, a Biblioteca Internacional da Juventude selecciona mais de 200 obras para crianças e jovens publicadas em todo o mundo e em várias línguas, elaborando um catálogo e uma exposição, que podem servir de referência para pais, educadores e formadores.

A lista das obras seleccionadas é divulgada na Feira do Livro de Frankfurt e a exposição estará patente em 2015, na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália). A Biblioteca Internacional da Juventude, fundada na Alemanha em 1949, é a maior do mundo, no que toca à literatura para os mais novos, com um acervo que inclui mais de 560.000 livros, publicados em 130 línguas.

O catálogo White Ravens existe há trinta anos.

Além da obra de Ondjaki, foram seleccionadas "Vazio", de Catarina Sobral (pela editora Pato Lógico), e "Irmão Lobo", de Carla Maia de Almeida e trabalho gráfico de António Jorge Gonçalves (pela Planeta Tangerina).

Em anos anteriores, a Biblioteca Internacional da Juventude seleccionou livros de autores como Nuno Casimiro, Ana Saldanha, Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Alice Vieira e Mia Couto e de ilustradores como João Vaz de Carvalho, Pedro Leitão, Danuta Wojciechowska, André Letria e Luís Henriques.

Sugerir correcção
Comentar