Prémio Artístico Laguna pretende atribuir 180 mil euros

As inscrições estão abertas a todos os artistas e terminam no dia 6 de Novembro. O valor total do prémio é de 180 mil euros

A Associação Cultural MoCA (“Modern Contemporary Art”) em colaboração com o Estúdio Arte Laguna promove a nona edição do Prémio Internacional Arte Laguna, que tem como objectivo a promoção e a valorização da Arte Contemporânea. As inscrições terminam no dia 6 de Novembro. O valor total do prémio é de 180 mil euros, que serão subdivididos pelas cinco secções do concurso.

O Premio Arte Laguna é um concurso de arte que oferece aos artistas a oportunidade de fazer parte do panorama artístico contemporâneo ao participar nas selecções para a exposição internacional que terá lugar na Arsenale de Veneza, em Março de 2015.

O concurso está aberto a todos os artistas, independentemente da idade, sexo, nacionalidade ou qualificação. Cada artista pode participar com uma ou mais obras em diferentes secções. O concurso tem diversos segmentos - pintura, escultura e instalação, arte fotográfica, vídeo arte e performance, arte virtual e digital e arte ambiental.

A participação está sujeita a uma taxa, que é de 50 euros para um trabalho e de 90 euros para duas obras na mesma secção. Para trabalhos adicionais (na mesma secção) a taxa é de 45 euros cada um. Para os artistas com menos de 25 anos, a taxa de inscrição é de 45 euros para um trabalho e 80 euros para duas obras na mesma secção, para trabalhos adicionais (na mesma secção) a taxa é de 40 euros cada. Os artistas com menos de 25 anos são obrigados a enviar uma cópia do seu bilhete de identidade. As despesas de transporte (ida e volta) e o seguro das obras serão da responsabilidade de cada artista.

A selecção das obras candidatas será realizada por um júri internacional composto por 8 elementos, divididos entre as cinco secções do concurso, sob a direcção artística do curador e crítico de arte Igor Zanti.

Será atribuído um prémio no valor de sete mil euros ao vencedor de cada uma das cinco secções. Em todos os prémios em dinheiro será feita, conforme exigido por lei, a retenção na fonte de 25% a título de imposto. A entrega destes prémios será feita na Cerimónia de Premiação.

Os interessados em concorrer ao Prémio “Business for Art” devem efectuar a sua inscrição até dia 15 de Outubro e é indispensável que se candidatem com pelo menos duas obras. Nesta categoria serão seleccionados três artistas para colaborar com 3 excelências do “Made in Italy” nos sectores de design, moda e vinho: Pas de Rouge – recebe 10.000 euros para conceber um projeto para o sector do calçado; La Tordera – recebe 5.000 euros pela criação de uma etiqueta artística; Riva1920 - criação de um objeto de desing em madeira “bricolla”, que será construído pela empresa.

“Artist in Residence” é o prémio reservado aos artistas que participam com duas obras na mesma secção. “Artist in Gallery” é um prémio que se destina à colaboração com galerias de arte internacionais que caracterizam a organização de exposições pessoais. Cada galeria vai fazer uma seleção de um artista para uma pessoal que compreende a preparação, opening, despesas do transporto, catalogo dedicado edito por a ODE: Galeria Charlot, Francia; Galeria Fernando Santos, Portugal, Galeria Isabelle Lesmeister, Alemanha; Exhibit320, Índia. E o prémio “Especial Open”, que será atribuído a uma obra de escultura e instalação, que será seleccionada para uma exposição internacional em Veneza.

Os finalistas vão expor na sede do "Arsenale di Veneza" e a seção de Arte Virtual será organizada no “Telecom Italia Future Centre” de Veneza. Os resultados das selecções serão publicados no site

Sugerir correcção