CDUL e Direito lutam pelo primeiro troféu da época

As duas formações que têm dominado o râguebi português nos últimos anos defrontam-se neste sábado na Supertaça

Foto
João Peleteiro

A época 2014-15 arranca oficialmente em Portugal neste sábado com a realização da Supertaça, que colocará frente a frente, no campo A do CAR Jamor, a partir das 18h00, o CDUL e Direito. De um lado estarão os campeões nacionais, do outro os vencedores da Taça de Portugal. Num encontro entre velhos conhecidos, é de esperar muito equilíbrio e emoção durante os 80 minutos.

Olhando para o último duelo entre as duas equipas, na final do campeonato da temporada passada, é previsível que de um lado esteja um Direito calculista, matreiro, muito certinho, com princípios de jogo a que não foge, sempre muito competente nas fases estáticas, no jogo ao pé e com uma defesa sempre muito aguerrida e organizada.

Do outro, estará um CDUL que privilegia o jogo à mão e a criatividade dos seus três-quartos. A dupla Tomás e Francisco Appleton foi uma dor de cabeça constante no último jogo que opôs as duas equipas e desta vez os irmãos devem voltar a atormentar a defesa do Direito.

Foto

Habituado a lutar nos últimos anos com o CDUL pelos títulos nacionais, Vasco Uva é peremptório em dizer que os “advogados” vão “jogar para ganhar”. Numa partida onde a equipa de Monsanto já não contará com alguns “históricos”, como Diogo Coutinho, o Rui D’Orey e o António Aguilar, as novidades no Direito serão os reforços, onde se destacam Gonçalo Uva, Nuno Sousa Guedes ou José Maria Vareta.

Foto

Embora reconheça que a sua equipa vai ter “um jogo complicado pela frente”, o capitão do Direito realça que há contas a ajustar entre “advogados” e “engenheiros”: “O CDUL foi mais forte no campeonato, mas agora nós queremos vingar essa derrota.”

Foto

Com um plantel que mantém a base da época passada e foi reforçado, por exemplo, com o regresso de Tiago Girão, o CDUL estará na máxima força e é de esperar um XV “universitário” muito idêntico ao jogo que fechou a época vitoriosa de 2013-14.

Damian Steel, treinador dos campeões nacionais, afirma que terá pela frente uma equipa bem conhecida e prevê um “jogo físico”, onde o “pack” avançado será colocado à prova: “As nossas linhas avançadas treinaram intensamente neste verão a mobilidade e o físico. Sabemos que será um jogo duro mas que queremos ganhar.”

O técnico australiano, que comandará o CDUL pela segunda época consecutiva, alerta ainda que num arranque de temporada “os erros e a falta de entrosamento entre alguns jogadores pode levar a algumas falhas técnicas” mas mantém-se “convicto” de que sairá vitorioso.

Texto corrigido

Sugerir correcção
Comentar