“Troca-se crise por cidade”: esta exposição quer mudar Lisboa

Exposição itinerante vai estar no Lx Factory, em Lisboa, a partir de 3 de Outubro. Até 22 de Setembro, todos podem submeter ideias para mudar a cidade e habilitar-se a fazer parte da mostra

Foto
DR

Trocar terrenos baldios industriais por hortas, trocar burocracia por auto-iniciativa, abrir hortas a jovens para lá implementarem ideias inovadoras. A partir do dia 3 de Outubro e até ao dia 2 de Novembro, a exposição itinerante "We Traders. Troca-se crise por cidade" vai apresentar no Lx Factory, em Lisboa, diversas iniciativas e projectos de artistas, designers, arquitectos, activistas e muitos outros cidadãos de cinco cidades europeias.

Depois de passar por Madrid, Turim e Berlim, a exposição (de entrada livre) vai parar na capital portuguesa com o objectivo de exibir as diversas iniciativas já concretizadas noutras cidades, partilhar experiências e pôr em cima da mesa temáticas como a crise, cidadania, urbanismo, sustentabilidade, novas economias e política. Além da mostra, haverá espaço para "workshops", fóruns interactivos e apresentações feitas em parceria com associações e instituições locais e aberto a todas as pessoas que queiram partilhar experiências.

Até ao dia 22 de Setembro, está aberto um concurso de apresentação de ideias ou estratégias que combatam os problemas da cidade e o projecto vencedor vai integrar a exposição internacional e viajar para Toulouse, em França, este Outono. As candidaturas estão abertas a todos — individualmente ou em grupos — no site do projecto e o vencedor será eleito pelos internautas, numa votação online aberta até 29 de Setembro.

Foto
Exposição já passou por Madrid, Turim e Berlim DR

Impulsionado pelo Goethe-Institut, "We-Traders. Troca-se crise por cidade" é um projecto que faz parte de uma iniciativa maior intitulada Weltstadt (World City), que se debruça sobre a cidade e sobre quem a cria e a transforma nos dias de hoje.

Sugerir correcção
Comentar