Aqui quem pedala durante 20 minutos ganha um gelado

A Peddler’s Creamery é uma gelataria sustentável no centro de Los Angeles. Este é um projecto criado por Edward Belden que quer aliar o sabor dos gelados à conservação ambiental

Foto
Peddler's Creamery/DR

O empresário norte-americano Edward Belden criou uma gelataria onde a energia usada para fabricar os produtos é produzida por voluntários ou pelos próprios clientes. Pedalar numa bicicleta durante 15 ou 20 minutos fornece energia suficiente para que a batedeira produza vários litros de gelado orgânico — e dá direito a uma bola de gelado. 

A inspiração para a utilização de bicicletas como meio de produzir gelado surgiu do desejo de Edward de desenvolver um projecto ao mesmo tempo criativo e sustentável. Peddler’s Creamery não utiliza electricidade. De acordo com o “Los Angeles Register, Edward Belden conta com uma equipa de pedaleiros, que chega a ser composta por 100 pessoas, quando há a inscrição de voluntários, dispostos a pedalar numa bicicleta estática, a um ritmo de aproximadamente 24 quilómetros por hora. “Todos os nossos gelados são confeccionados a partir da bicicleta”, declara Belden à Los Angeles Register.

A bicicleta está colocada sobre um suporte, que está ligado a uma estrutura cinética e a uma batedeira à moda antiga, através de correntes. “Esta ideia surgiu através da combinação de duas coisas que eu amo: andar de bicicleta e gelado”, conta Edward em entrevista à “SchwinnRed”. Quem pedala é recompensado com diversos prémios, que dependem do número de quilómetros efectuados. A gratificação pode ser uma bola ou um litro de gelado, por exemplo, compensando assim o esforço necessário à produção de um lote de sorvete.

Foto
Rebecca Dru/DR

A gelataria apresenta uma lista de gelados orgânicos, com ou sem lactose, que mudam diariamente e com as estações do ano. Caramelo salgado, chocolate mexicano, tarte de abóbora, canela, “snikerdoodle”, melão, morango e manga são alguns exemplos de sabores disponíveis. Uma bola de gelado custa 3,50 dólares (aproximadamente 2,70 euros).

Foto
Rebecca Dru/DR

A gelataria Peddler’s apresenta um destaque para os produtos locais e para os sítios onde os alimentos que utilizam são cultivados. Belden apoia a comunidade e trabalha com diversos grupos, como a National Forest Foundation, Los Angeles county Bicycle Coalition, Habitat for humanity e a Downtown Women’s Center. E ainda garante doar 5% de todos os seus lucros a causas sociais e ambientais. “Ao tornar este negócio um sucesso, eu acredito que podemos ajudar a classe comercial a preparar uma ciclovia para os outros”, conta Edward à SchwinnRed.

Sugerir correcção
Comentar