Existirá mesmo um novo álbum dos Faith No More e chega em 2015

A banda de Mike Patton editará o primeiro disco desde 1997 em Abril do próximo ano. O single Motherfucker chega em Novembro.

Foto
Os Faith No More estiveram pela última vez em Portugal em 2010, como cabeças-de-cartaz do Optimus Alive Miguel Manso

O último álbum chegou em 1997. Seguiu-se um longo hiato e, a ele, uma reunião em 2009 (mas apenas para concertos). Desde então, vimo-los duas vezes em Portugal, no festival Sudoeste e no Optimus Alive. Mas ao regresso aos palcos seguir-se-á, sabemos agora, um novo álbum. “Não estávamos em digressão, tínhamos estas canções em que estávamos a trabalhar – que pensamos que são bastante porreiras – e [pensámos] porque é que não criamos o nosso próprio selo e como que reavemos o nosso futuro?”, afirmou o baixista Bill Gould à Rolling Stone. É mesmo verdade, os Faith no More regressarão aos discos em 2015.

Formados no início dos anos 1980 e destacados como referências pelas bandas mais diversas (dos Metallica aos Slipknot aos Guns N’Roses), os Faith No More ganhariam protagonismo, já com Mike Patton como vocalista, na década de 1990. Angel Dust, álbum de 1992, levou às massas uma visão ecléctica do rock mais pesado, aberta a influências muito distantes do metal (para o ilustrar, basta referir a muito célebre versão de Easy, original dos Commodores).

Aquilo que serão os Faith No More hoje é, para já, uma incógnita. Teremos que aguardar por Novembro e pelo single de avanço do álbum, Motherfucker, com lançamento marcado para dia 28, associado à iniciativa Record Store Day’s Black Friday (será single em vinil limitado a cinco mil unidades, com lado B ocupado por uma remistura assinada por J.G. Thirlwell). Sobre a nova música, que a banda grava na sua sala de ensaios em Oakland, Gould afirma que ela “reflecte por onde andámos desde que fizemos o nosso último álbum enquanto Faith No More”. Concretizando: “há partes muito poderosas e há partes com muito ‘espaço’. Tudo o que fazemos, com a nossa química, com a forma como tocamos, soará sempre a nós”. Bill Gould tem um único desejo, o de que a banda não soe “a um bando de homens cinquentões… Que é aquilo que somos!”

A ideia do álbum começou a formar-se a partir do momento em que cessou o contrato com a editora anterior da banda, a Slash. “Há qualquer coisa de verdadeiramente libertador em saber que podemos tomar as nossas próprias decisões”. Os Faith No More fundaram uma nova editora, a Reclamation Records, para a edição do novo álbum em Abril de 2015. Será distribuído pela Ipecac Recordings, co-fundada pelo vocalista Mike Patton em 1999.

Sugerir correcção
Comentar