Refer autorizada a gastar dois milhões para estudar requalificação da Linha do Minho

Obra deve começar em 2017, segundo o presidente da CP, Manuel Queiró.

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Neste momento a viagem entre o Porto e Vigo demora, decomboio, duas horas e 15 minutos Nelson Garrido

O Governo autorizou a Refer a investir até dois milhões de euros em estudos e projectos com vista à modernização da linha do Minho a concluir até 2017, lê-se numa portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República.

Em causa está a portaria 699/2014, de 25 de Agosto, em que a ministra de Estado e das Finanças Maria Luís Albuquerque autoriza a Rede Ferroviária Nacional (Refer) a "encomendar os estudos e projectos com vista à electrificação e reabilitação do troço Nine/Viana do Castelo/Valença da linha do Minho".

De acordo com o documento, o custo total desta fase ronda os dois milhões de euros sendo a execução financeira repartida plurianualmente, até 2017. Já este ano, lê-se na portaria, a Refer vai investir cerca de 800 mil euros em estudos e projetos, a realizar por uma das empresas do grupo, a Refer 'Engineering'.

Em julho passado, o presidente da CP, Manuel Queiró, afirmou que a eletrificação da linha do Minho, entre Valença e Nine deverá arrancar em 2017, para estar concluída em 2019. O responsável falava em conferência de imprensa realizada em Viana do Castelo no final de uma viagem a bordo do "Celta", iniciada em Vigo, para assinalar o início das três novas paragens do comboio internacional.

Na ocasião, Manuel Queiró sublinhou que a intervenção de modernização da linha do Minho consta do Plano Estratégico dos Transportes e Infra-Estruturas (PETI) e é considerada, segundo o presidente da transportadora ferroviária nacional, uma obra prioritária. Trata-se de um investimento reclamado há mais de dois anos pelo Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza.

Segundo a associação transfronteiriça, a intervenção nos cerca de 70 quilómetros da ligação consiste essencialmente na eletrificação, aquisição de novo material circulante, modernização e sinalização da linha, a qual serve o serviço ferroviário internacional entre Porto e Vigo (Espanha). Este Investimento permitirá reduzir o tempo da mesma viagem para 90 minutos. Actualmente o tempo da viagem entre Porto e Vigo é de cerca de duas horas e 15 minutos, com paragens em Valença e Viana do Castelo e Nine.

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