Opinião

A appmosfera

Acho que os seres humanos seguem uma santa trindade quando descobrem uma coisa (ou até uma pessoa?) de que gostam: primeiro enaltecem, depois lamentam e finalmente renunciam.

De todas as apps meteorológicas que aqui elogiei a única que não me desiludiu é a WindGuru, apesar de ser tão certeiro no mar como é incerto no ar. A AccuWeather, em particular, desiludiu-me muito. Como só tenho a versão grátis, é natural que me queixe. Parece que eles guardam as previsões menos previsíveis para os assinantes dispostos a pagar muito por elas, por estarem profissionalmente dependentes do tempo.

Não imaginem então a alegria que tomou conta de mim quando descobri uma app meteorológica portuguesa, lançada neste mês de Julho, que não só é grátis como é a melhor versão possível. É a mais certeira e, honestamente, a mais céptica ferramenta meteorológica à nossa disposição.

A concepção gráfica da app é clara e directa: basta uma vista de olhos para ver tudo, seja no Android ou no IOS. A inteligência e a sabedoria são sempre bonitas, sobretudo quando são adornadas por dúvidas: "Ao disponibilizarmos previsões horárias para a atmosfera e para o estado do mar, estamos cientes dos riscos, em particular no que diz respeito à precipitação".

Vá descarregar a app ao site do epicamente profético Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Pode deitar fora todas as outras apps que sobrepopulam o seu iPhone ou smartphone com outro nome.

Obrigados, IPMA! Viva o grande IPMA!