Giandomenico Ricci/ Flickr
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Giandomenico Ricci/ Flickr

Esta playlist do Spotify ajuda-te a queimar calorias no ginásio

Spotify juntou-se a um especialista de música para desporto e apurou quais as faixas mais indicadas para ajudar a manter o entusiasmo e dessa forma queimar mais calorias

Depois de analisar mais de 6,7 milhões de playlists criadas para fazer exercício físico, o Spotify juntou-se a um especialista da Universidade de Brunel, em Londres, e criou uma playlist que promete fazer pequenos milagres pelo entusiasmo dos frequentadores de ginásios — e de desporto ao ar livre, claro.

A Ultimate Workout foi construída com base na popularidade global das faixas e inclui músicas que pelo seu ritmo, estilo e conteúdo lírico podem representar um benefício positivo para a prática de exercício.

"Quando sincronizamos os nossos movimentos com o ritmo da música, isto aumenta a intensidade do nosso exercício à medida que o cérebro vai ouvindo um ou dois BPM [batidas por minuto] além da nossa zona de conforto - isto aumenta o esforço físico com a característica de que a diferença de esforço será quase imperceptível", explicou Costas Karageorghis, especialista em Música para Exercício e Desporto em Grupo, citado pelo The Telegraph.

Música disfarça sintomas de fadiga

O docente da Universidade de Brunel garante que uma boa playlist ajuda a “’colorir’ os sintomas de fadiga”: “"Isso significa que no momento em que seu corpo está a gritar 'stop', a música tem o poder de levantar a moral.”

Os resultados da análise do serviço de "streaming" de música online mostram que, em Portugal, o tema Leaving You, de Audiene Michael S, é o mais popular nas playlists pensadas para a prática de desporto. Seguem-se From Nowhere, de Dan Croll, Do It, de Pitbull, e The Best Thing, dos We Are The In Crowd.

A playlist Ultimate Workout começa com faixas pensadas para o aquecimento, seguidas de músicas de maior intensidade, para um treino mais puxado, e termina com um som adequado ao relaxamento, num total de 1 hora e 14 minutos e 20 faixas.

O estudo do Spotify concluiu ainda que as mulheres preferem ir ao ginásio de manhã (e ouvem sobretudo música que vá de encontro ao exercício que estão a praticar, com Rihanna no topo das preferências), enquanto os homens optam pela hora de almoço (com escolhas musicais tão variadas como a Eye of The Tiger, dos Survivor, e o Till I Collapse, de Eminem).