Dez anos de Out.Fest com Peter Brotzmann, Magik Markers e The Ex

O festival do Barreiro decorre este ano de 2 a 5 de Outubro.

Fotogaleria
Um dos decanos do free jazz, Peter Brotzmann acompanhará em Portugal acompanhado por Steve Noble TOBIAS TITZ
Fotogaleria
Os americanos Magik Markers
Fotogaleria
The Ex. uma força viva (ainda que histórica) do rock e do punk

Dez anos? Como dez anos? Sim, é verdade. Já passaram dez anos desde que o Out.Fest se nos apresentou pela primeira vez como montra de diversidade e exploração musical. Daí para cá, anos após ano, a Out.Ra – Associação Cultural levou a vários palcos do Barreiro nomes como Sonic Boom, Panda Bear, The Fall, The Fish ou os RED Trio. Para a edição 2014, que decorrerá entre 2 e 5 de Outubro, são agora avançados os primeiros nomes: Peter Brotzmann & Steve Noble, Magik Markers e The Ex.

O Out.Fest apresenta-se como “festival internacional de música exploratória do Barreiro” e a designação é tão concreta quanto abrangente. Procura-se aquilo que emerge nas margens do mediatismo, quer sejam os concertos para olhos vendados nascidos das recolhas sonoras de Luís Antero, quer seja o rock mais intenso ou o jazz mais livre. Cumprem-se dez anos em Outubro desde que nos encontrámos com o Out.Fest e, em essência, nada mudou. Continuaremos a entregar-nos à descoberta. Não queremos mais, não podemos exigir menos. A organização sabe-o bem e os primeiros nomes avançados para a edição 2014 tratam de o confirmar. Já os conhecemos todos – mas isso não invalida, dada a natureza da sua música, que surpresa e descoberta sejam palavras de aplicação justa em referência aos seus concertos.

O saxofonista alemão Peter Brotzman é um dos decanos do free jazz e um dos seus decisivos impulsionadores em território europeu. Apresentar-se-á no Barreiro (e também no Amplifest, que terá lugar a 4 e 5 de Outubro no Porto) na companhia do baterista Steve Noble, que integrou nos anos pós-punk os Rip Rig & Panic, antes de se integrar na comunidade free jazz britânica.


Os americanos Magik Markers são filhos inestimáveis do novo milénio: rock’n’roll como matéria incandescente, qual pira funerária homenageando, pela desconstrução e pela reconfiguração, os pedaços de história que os antecedeu. Música no fio da navalha, de uma intensidade que impossibilita a indiferença. A banda de Elisa Ambrogio chega ao Barreiro um ano depois da edição de Surrender to the Fantasy, primeiro álbum dos americanos desde a edição do magnífico Balf Quarry em 2009.

Os holandeses The Ex são, por sua vez, uma das forças vivas (e bem vivas) do rock e do punk enquanto música eternamente em aberto. Formados no final da década de1970 são um colectivo para quem, de certa forma, o passado não existe. Vivem a música como eterno presente, procurando constantemente novos estímulos, novas fronteiras: e portanto podemos ouvi-los num dia com os Sonic Youth, no seguinte com os Tortoise, depois com um saxofonista etíope chamado Getatchew Mekuria a fazer a festa perante uma multidão em Addis Abeba. Ao Barreiro, chegam dia 5 de Outubro, o último do Out.Fest, para assegurar que a despedida do festival será em grande.

Sugerir correcção
Comentar