Álvaro Siza Vieira é um dos vencedores do prémio Pritzker integra novo curso internacional da FAUP Adriano Miranda
Foto
Álvaro Siza Vieira é um dos vencedores do prémio Pritzker integra novo curso internacional da FAUP Adriano Miranda

FAUP vai ter curso leccionado por três prémios Pritzker

Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Rafael Moneo têm duas coisas em comum: já foram galardoados com o principal prémio de arquitetura, o Pritzker, e a partir de Outubro farão parte do corpo docente de um novo curso da FAUP

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) prepara-se para incluir, no seu plano lectivo, um dos cursos com mais potencial de prestígio, no mundo. A explicação é simples: em Outubro, a instituição inaugura o curso internacional em "Estudos Avançados em Projeto de Arquitetura" (EAPA).

Até aqui, nada de muito surpreendente. Mas o factor que torna este conjunto de disciplinas especial tem a ver com o corpo docente que o vai levar a cabo: nada mais nada menos do que três vencedores de prémios Pritzker, entre outros professores de considerável importância, também.

Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Rafael Moneo são, então, os "cabeças de cartaz" deste novo curso da FAUP, que procurará "explorar os desafios contemporâneos colocados pela emergência de novas tecnologias e configurações instrumentais, as profundas transformações em curso nos processos de encomenda e agentes implicados, pensar novas estratégias para a intervenção nos tecidos urbanos e seus patrimónios edificados e construir novos olhares sobre o exercício conceptual do projecto e da Arquitectura", informa a Universidade do Porto (UP), em comunicado.

Desta forma, a coordenação do curso estará a cargo de Souto de Moura, Siza Vieira e Carlos Guimarães. Além disto, para já sabe-se que o corpo docente será constituído por outros nomes com destaque na área, como Georgio Grassi, Alexandre Alves Costa (professor emérito da Universidade do Porto), Francesco dal Co (editor da revista Casabella), Luis Fernández-Galiano (editor da revista ArquitecturaViva) e Nicola di Battista (editor da revista Domus).

No que diz respeito à actividade dos Pritzker nas salas de aula, a UP revela apenas que Eduardo Souto de Moura leccionará a unidade curricular "Projeto de Arquitectura", que conviverá com a de "Construção e Estruturas", a cargo de José Gigante e Carlos Prata. No curso haverá ainda espaço para disciplinas mais teóricas e históricas, como "História da Arquitectura" e "Teoria da Arquitectura Contemporânea, Urbanística". O curso proporciona ainda "Desenho", "Fotografia de Arquitectura" e "Cinema e Arquitectura".