Portugal já tem uma aplicação digital para táxis

Aplicação desenvolvida por empresa brasileira permite ver qual o veículo mais perto e saber quanto tempo demora a chegar.

Câmara de Lisboa quer alterar regras de acesso à praça de táxis do aeroporto mas está a ser mais difícil do que se pensava
Foto
Câmara de Lisboa quer alterar regras de acesso à praça de táxis do aeroporto mas está a ser mais difícil do que se pensava Marilyn Marques

A Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) lançou nesta semana a nova aplicação Taxidigital, que permite que os utilizadores chamem um táxi gratuitamente.

“Esta aplicação facilita a vida dos utentes. Através de um toque no seu IOS ou Android, o cliente pode localizar o veículo táxi mais próximo do local onde se encontra, solicitar a sua corrida e obter uma resposta imediata, com a fotografia do taxista e previsão do tempo de espera”, garante Florêncio Plácido de Almeida, presidente da ANTRAL, citado num comunicado.

Caso o utilizador esteja dentro de um edifício, o serviço consegue alertá-lo que o táxi já chegou. Também é possível aos condutores enviarem mensagens aos utilizadores sobre a sua localização e disponibilidade.

Até à data, há cerca de 600 táxis associados ao serviço, e apenas na zona de Lisboa. Mas a ANTRAL planeia estender a aplicação a todo o país.

A aplicação foi desenvolvida pela empresa brasileira Taxi Digital, sediada em São Paulo, que oferece vários produtos para empresas de táxis e que está agora a expandir-se para Portugal.

A Taxidigital já está disponível para download gratuito na Appstore e no Google Play.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção