Estes sumos portugueses são feitos com tecnologia da NASA

Green Juices são feitos com fruta fresca portuguesa e a ajuda de uma máquina que já cortou ligas de foguetões da NASA. Marca portuguesa exporta 70% dos sumos produzidos

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A empresa portuguesa Sonatural está a utilizar uma máquina de hiperpressão a frio, da NASA, para criar Green Juices através da Frubaça, empresa que aproveita a tradicional maçã de Alcobaça para fazer sumos. A tecnologia, ao serviço da Frubaça, permite aos sumos serem preservados até um máximo de 55 dias, já que a máquina de hiperpressão a frio permite anular as bactérias a cinco graus, sem recorrer ao uso de qualquer tipo de conservantes, aditivos ou açúcares.

A máquina fazia parte da Thermal Engineering Branch da NASA e era utilizada para cortar ligas de foguetões, além de regular um sistema de temperatura dentro dos mesmos, e é agora utilizada para aumentar o período de conservação dos Green Juices, um sumo natural que pode, assim, durar quase até dois meses, enquanto que um sumo caseiro não dura mais do que dois dias.

A Sonatural tem tido bastante sucesso com os Green Juices, principalmente através das exportações, já que 70% dos sumos são vendidos para fora, principalmente para Inglaterra, Bélgica, França, Espanha e Noruega, sendo que as exportações de sumos representam 30% do volume de negócios da empresa.

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Miguel Rita, responsável pela internacionalização da Sonatural, prefere dar mais importância aos produtos portugueses utilizados na confecção dos sumos, ainda que "a tecnologia seja um factor importante". "O que está a ser vendido é a qualidade do sumo", explica Miguel Rita, reiterando que a empresa "não vende máquinas", embora reconheça a importância que têm para a produção dos mesmos.

Um dos produtos destacados é a maçã de Alcobaça, que está por detrás dos Green Juices e que é "a maçã mais doce da Europa". "Apresentamos sempre o produto como português", explica Miguel Rita, acrescentando que também aproveita o facto de Alcobaça ser "uma região demarcada, reconhecida pela União Europeia" para vender o produto lá fora. Outro dos factores que o responsável pela internacionalização da marca aponta é o cuidado com a alimentação dos consumidores, algo que já está presente "há dez anos" mas que se tem vindo a acentuar. Até porque, diz, agora um consumidor pode compensar uma ida a um restaurante "fast food" com um dos sumos que oferecemos da marca.

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