40 anos depois, vamos ouvir os jovens Queen a caminho do estrelato

Em Setembro será editado Queen: Live At Rainbow, gravado em 1974 e que, apesar de pensado como terceiro álbum da banda, só será lançado 40 anos depois.

Foto
Muitos antes dos concertos de consagração em Wembley, onde foi tirada esta fotografia de Freddie Mercury, os Queen começaram a construir a sua lenda no bem mais pequeno Rainbow Theatre DR

É a esse concerto, o de uma banda a dar os primeiros e decisivos passos em direcção ao sucesso maciço que os acompanharia na década de 1970 e na seguinte, que teremos oportunidade de regressar, 40 anos depois, com a edição marcada para Setembro de Queen: Live At The Rainbow 1974. As opções abundam: um CD duplo, um DVD, Blu-Ray, duplo-vinil, uma caixa de quatro vinis e uma versão “super deluxe” que inclui CD, DVD, Blu-Ray, um livro de 60 páginas e reprodução de artigos relacionados com o concerto, como os bilhetes ou o programa.

Queen: Live At The Rainbow 1974 deveria ter sido o terceiro álbum da banda, mas o protagonismo ganho com a aparição no Top Of The Pops e o sucesso do concerto levou os futuros autores de Somebody to love a alterarem os planos. As fitas da actuação foram arquivadas, Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon enfiaram-se num estúdio e, em Novembro, surgia nas lojas Sheer Heart Attack, onde encontramos Killer Queen ou Now I’m Here e o primeiro álbum do período mais fértil da banda na década de 1970.

Segundo o press-release da responsável pelo lançamento, a Eagle Rock Entertainment, a intenção original dos Queen seria lançar algo na linha dos Live At The Apollo de James Brown ou do Live At Leeds dos The Who, álbuns que cristalizaram os seus autores enquanto mestres na ocupação dos palcos. Remisturado e remasterizado por Brian May e Roger Taylor, Queen: Live At The Rainbow 1974 acrescenta às 17 canções do concerto de Março as 24 de uma actuação na mesma sala, registada em Novembro do mesmo ano.

Para além do trabalho nos arquivos, o guitarrista e o baterista estão bastante activos. Esta quinta-feira, dia 19 de Junho, dão início a uma digressão de 19 datas pelos Estados Unidos. O alinhamento dos concertos será naturalmente composto por canções dos Queen. O vocalista será Adam Lambert, ex-concorrente do programa American Idol que, depois de colaborações com May e Taylor no passado, assume pela primeira vez a tempo inteiro a posição que, depois da morte de Freddie Mercury, foi ocupada, por exemplo, por Paul Rodgers, ex-vocalista dos Free ou dos Bad Company. 


 

Sugerir correcção
Comentar