A cidade dos jogos está em Lisboa

O festival Ludopolis vai transformar os jardins do Campo Grande na cidade dos jogos para toda a família durante quatro dias.

Fotogaleria
Fotogaleria

Ludopolis é um festival que começa nos jogos de tabuleiro e que passa por todos os tipos de jogos, desde os tradicionais aos multimédia, nos Jardins do Museu da Cidade no Campo Grande. Começa nesta sexta-feira e termina na próxima terça. feriado, estando aberto das 10h às 20h.

A terceira edição do Festival Ludopolis está integrada nas festas de Lisboa e conta com a participação dos locutores Nuno Markl e Ana Galvão, embaixadores, e Fernando Alvim, que apadrinhou este projecto.

Há várias actividades, distribuídas em seis aldeias diferentes: Jogos Populares, Construções, Crianças, Jogos de Sociedade, Jogos Desportivos e Jogos Multimédia. Dos jogos de consolas (nos quais estão incluídos ainda jogos retro) aos jogos tradicionais de todo o mundo e para todas as idades, o Ludopolis tem de tudo para todos.

Nos dias do festival serão também anunciados os vencedores do concurso de criação de jogos de mesa, que conta com participantes de todo o mundo, os quais serão depois reproduzidos por uma editora parceira do Ludopolis após selecção dos juízes.

O Ludopolis está aberto a toda a população, independentemente da idade. A entrada para os adultos é quatro euros, as crianças até aos três anos não pagam, desde que acompanhados por um adulto, e para as crianças até aos 12 anos o preço fica em três euros.

Apesar de o mercado de jogos ter crescido bastante nas últimas décadas, e de festivais deste género contarem com forte adesão pelo mundo inteiro, Portugal tinha apenas pequenas mostras locais integradas noutras festividades ou em associações comunitárias. No panorama internacional, este tipo de festivais são populares, e os jogos são vistos como uma maneira de criar laços sociais e passar o tempo.

O festival é a única mostra nacional de jogos lúdicos com esta dimensão e as edições passadas atraíram 14 mil visitantes ao evento. 
 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar