Santarém promete a maior Feira Nacional da Agricultura de sempre

Cada vez mais o certame procura cativar, também, os consumidores e, para isso, haverá a chamada “Mercearia da Feira”, a “Padaria da Feira” e várias “Demonstrações de Cozinha ao Vivo”.

Foto

Luís Mira explica que este reforço da adesão de expositores vem na sequência do sucesso da FNA de 2013 (50ª. edição) e do crescente dinamismo do sector agrícola em Portugal. Por outro lado, o CNEMA tem apostado numa cada vez maior diversificação da iniciativa que, este ano, vai ter a funcionar, em paralelo, a 25ª. Feira Empresarial da Região de Santarém, a 2ª. Lusoflora de Verão, o Salão Prazer de Provar, o Festival Nacional do Vinho, salões nacionais do Azeite e da Alimentação, concursos de suínos e de bovinos e uma exposição canina de raças portuguesas.

No espaço “Prazer de Provar” estarão expostos os vencedores de 12 concursos de produtos portugueses com certificação e/ou denominação de origem, incluindo azeites, queijos, compotas, enchidos, frutas, licores e carnes tradicionais. Outra preocupação dos organizadores tem sido atrair para a FNA outros públicos que não só os agricultores e técnicos do sector. Cada vez mais o certame procura cativar, também, os consumidores e, para isso, haverá a chamada “Mercearia da Feira” (onde podem ser adquiridos produtos diversos), a “Padaria da Feira” e várias “Demonstrações de Cozinha ao Vivo”.

Para os especialistas, as “Conversas de Agricultura” são sempre uma área importante do programa. Este ano, a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) volta a estar em foco num seminário agendado para dia 9, que focará sobretudo as “decisões nacionais” em matéria de aplicação da nova PAC. A importância dos jovens agricultores no futuro da agricultura europeia (11 Junho) e a contabilidade e fiscalidade na actividade agrícola (11), são outros dos grandes temas em debate, num programa que inclui, ainda, o 1º. Simpósio do Crédito Agrícola (dia 11), um Encontro Ibérico de Dirigentes Associativos, o IV Encontro de Biotecnologia e Agricultura e a Interpera 2014. A aplicação das novas tecnologias na agricultura também não passa ao lado da FNA, que inclui um encontro subordinado ao tema “Drones na Agricultura de Precisão: Presente ou Futuro?” (dia 13).

As actividades equestres são outro dos destaques com seis concursos e campeonatos nacionais, provas de traje e equitação tradicional e de aptidão para o toureio, demonstrações de hipoterapia e o espaço “A Criança e o Cavalo”. Na animação, Pedro Abrunhosa e os GNR são as principais figuras, num programa que integra, ainda, Anselmo Ralph, folclore, tunas, danças de salão, sevilhanas e a final do concurso “A Melhor Voz das Escolas de Santarém”.

Mais de 500 animais expostos

A vertente pecuária tem, igualmente, um lugar importante nesta 51ª. Feira Nacional da Agricultura. De acordo com o CNEMA, estarão expostas as diferentes raças autóctones bovinas nacionais e internacionais, equinos das principais coudelarias, suínos de raças bísara e alentejana, ovinos e aves, na que é descrita como “a maior mostra de gado do País”. Uma das novidades será a mostra de galinhas poedeiras, em que os ovos serão oferecidos aos visitantes interessados.