Marianne Faithfull convida livro, campanha, Nick Cave, Anna Calvi e Roger Waters para a festa dos 50 anos de carreira

Foto

A musa da pop e da moda é a nova estrela da campanha Saint Laurent Music Project, dirigida por Hedi Slimane

Marianne Faithfull tem o prato cheio. E muitos amigos para jantar. São 67 anos (e a imprensa britânica não nos deixa esquecer disso), um novo álbum cheio de convidados especialíssimos e um novo papel: o de musa na próxima edição do Saint Laurent Music Project, o conceito de projecto musical e obra de arte criado pelo melómano Hedi Slimane, obcecado com a cultura alternativa californiana e influente criador de moda para a maison que outrora foi de Yves. Faithfull, fotografada pelo designer, está a preto e branco em todo o esplendor de musa sixties versão 2014, numa campanha que sucede assim à edição de estreia do projecto que celebra também, claro, peças emblemáticas da casa Saint Laurent. Mas se esta imagem, que sucede às de Courtney Love, Marilyn Manson ou Kim Gordon para a casa parisiense, já está por aí, o novo álbum só chega em Setembro. Give my Love to London está recheado de convidados de luxo, a começar logo pela banda de suporte, que se faz dos produtores Rob Ellis e Dimitri Tikovoi e dos membros dos Portishead Ed Harcourt (teclas) e Adrian Utley (guitarra), além dos convidados especiais dos Bad Seeds Warren Ellis e Jim Sclavunos. Depois, chegam os convivas de composição: Roger Waters, Nick Cave, Anna Calvi, Pat Leonard, Tom McRae e Steve Earle. As letras do 21.º álbum são da autora de As tears go by e Broken English e vão entrar em digressão mundial no Outono na altura em que celebra 50 anos de carreira. Na mesma altura — e avisámos que o prato Faithfull estava cheio — sai o livro Marianne Faithfull: A Life on Record, uma compilação de fotos do ícone de moda e da pop com autores tão reverenciados como Bruce Webber, David Bailey ou Helmut Newton, editada pela Rizzoli com comentários da cantora.