Bebé inglesa vítima de negligência dos pais no Algarve pode regressar a casa

Menina continua internada no hospital de Faro, após os pais, visivelmente alcoolizados, a terem atirado à piscina e, mais tarde, ainda com problemas de equilíbrio,a terem passeado ao colo numa varanda do 8.º piso de um hotel.

Foto
Alegada rede roubava cobre de instalações antigas da PT Sérgio Azenha

A bebé inglesa com cerca de um ano e meio que terá sido vítima de negligência por parte dos pais, um casal de ingleses que está a passar férias em Albufeira, tem autorização para regressar ao Reino Unido com a família. A decisão foi tomada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Albufeira, que ouviu os pais e já contactou os serviços de protecção de menores britânicos que irão acompanhar a família e avaliar o eventual perigo da menor.

A menina continua esta terça-feira internada no Hospital de Faro, onde deu entrada no domingo à noite, após vários hóspedes terem alertado para o perigo em que se encontrava a bebé. Os pais, visivelmente alcoolizados, teriam durante a tarde atirado a menina à piscina e, mais tarde, a mãe, ainda com problemas de equilíbrio, terá passeado a menor ao colo na varanda do apartamento onde estão alojados, no 8º piso.

Segundo explicou ao PÚBLICO, o porta-voz do comando da GNR de Faro, tenente-coronel José Palhau, a polícia foi chamada ao hotel em Albufeira às 20h30 do passado domingo, tendo sido confrontada com um quadro que a levou a pedir assistência médica para a menor. Após uma primeira avaliação, a criança foi transportada para o serviço de pediatria do hospital de Faro. “Foi feito um auto de notícia e o expediente foi enviado para o Tribunal de Família e Menores de Portimão”, adianta José Palhau.

Contactado pelo PÚBLICO, fonte oficial do hospital apenas confirma que a criança se mantém internada, sem adiantar detalhes sobre a situação clínica. O PÚBLICO apurou, contudo, que a criança está clinicamente bem, não tendo sido confirmadas as suspeitas de que a menor tinha sido sedada.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirma que o Ministério Público no Tribunal de Família e Menores de Portimão recebeu uma comunicação “relativa a eventual situação de perigo” da bebé que se encontra em Portugal como os pais. “O Ministério Público comunicou a situação à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens [CPCJ] de Albufeira, entidade que tem competência para acompanhar a situação da criança, uma vez que obteve o consentimento dos pais”, esclarece a PGR. A procuradoria lembra que nos termos da Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo a intervenção judicial é subsidiária relativamente à das comissões de protecção, tendo lugar apenas nos casos em que estas não obtenham o consentimento dos pais.

A presidente da CPCJ de Albufeira, Manuela Lima, precisa que recebeu a comunicação do Ministério Público na segunda-feira, tendo já realizado várias diligências. “Já ouvimos os pais da menor e já contactamos o consulado inglês e a nossa congénere no Reino Unido”, afirma Manuela Lima. A responsável refere que os pais da bebé “estão conscientes que não procederam bem e estão empenhados no bem-estar da criança”. Como a família não reside em Portugal, a comissão considerou que seria melhor a bebé regressar ao país de origem, onde, garante, a situação será acompanhada e avaliada pelos serviços locais de protecção de menores. “Já enviamos o processo todo para Inglaterra”, informa a presidente da CPCJ de Albufeira.

Enquanto a bebé estiver em Portugal, a comissão continuará a acompanhá-la, estando a articular a sua actuação com o hospital de Faro. Manuela Lima esclarece, contudo, que a guarda da menor nunca foi retirada aos pais.

No Hotel Apartamento Paraíso, em Albufeira, onde a família está hospedada, ninguém esteve disponível para prestar esclarecimentos. Uma funcionária da recepção desta unidade hoteleira de quatro estrelas, composta por 396 apartamentos, informou ainda que não estava autorizada a passar chamadas de jornalistas para o casal inglês.

Sugerir correcção
Comentar