DR
Foto
DR

Portugal ataca Europeu com ambição

O Campo A do Estádio Nacional recebe neste fim-de-semana o Campeonato da Europa de Sub-19 de Sevens

Depois do sexto lugar no ano passado em Espanha, a selecção nacional de Sub-19 de sevens vai disputar o Campeonato da Europa, que será realizado neste sábado e neste domingo no Estádio Nacional, com objectivos ambiciosos.

Luís Pissarra, seleccionador nacional, considera que para a equipa portuguesa é “uma honra disputar o Campeonato da Europa em Portugal”, com o apoio da “família e dos amigos”, mas adverte que isso também “colocará mais pressão”. O líder da formação nacional considera que tem ao seu dispor “um grupo muito equilibrado, não havendo nenhum jogador que se destaque dos outros”. “É uma equipa rápida, com uma boa técnica e algum poder de choque. Há elementos que a breve prazo estarão na selecção principal”, salienta.

Sobre as possibilidades portuguesas na competição, o antigo médio-formação da selecção nacional refere que “na fase de grupos não há dúvidas que o principal adversário é a Itália”, mas avisa para o perigo que pode vir da Moldávia: “No râguebi sénior está a subir muito e nos sevens também já se começa a aproximar das equipas de cima. Temos algumas reservas em relação a esse jogo.”

PÚBLICO -
Foto

Numa prova onde a França é a clara favorita – “é uma equipa muito profissional que tem uma Academia muito forte para preparar a entrada dos jogadores nos seniores, já a pensar nos jogos olímpicos” -, Luís Pissarra considera que é importante garantir o primeiro lugar no Grupo D, para “marcar uma posição” e evitar um confronto com a Bélgica nos quartos-de-final. “A Bélgica tem investido imenso e consegue sempre bons resultados nas camadas jovens. No ano passado perdemos com eles no Europeu. Não tenho dúvidas que vêm bem preparados”, salienta em declarações ao P3 Râguebi.

PÚBLICO -
Foto
DR

As 16 selecções presentes no Europeu estão dividas em quatro grupos e os dois primeiros garantem o acesso aos quartos-de-final. No sábado, serão disputados os 24 jogos da Fase de Grupos e o pontapé de saída da prova será dado com o França-Dinamarca, às 10h00. O primeiro dia da prova encerrará com o aguardado Portugal-Itália, que tem o início previsto para as 19h10.

Grupo A: França, Irlanda, Alemanha e Dinamarca

Grupo B: Rússia, Roménia, Lituânia e Letónia

Grupo C: Bélgica, Polónia, Mónaco e Israel

Grupo D: Portugal, Itália, Hungria e Moldávia

Jogos de Portugal:

Portugal-Hungria (12h34)

Portugal-Moldávia (14h24)

Portugal-Itália (19h10)