Porto Academy: queres aprender com o teu arquitecto preferido?

Está já confirmada a presença de Diogo Seixas Lopes e Patrícia Barbas, Antón García-Abril, Jan De Vylder e Cecilia Puga.Christian Kerez, Valerio Olgiati e Manuel Aires Mateus asseguram as “masterclasses”

Foto
panovscott/flickr

A primeira edição foi um sucesso e a segunda também o promete. A Porto Academy é uma escola de Verão que entre 21 e 28 de Julho reúne arquitectos conceituados e estudantes com vontade de aprenderem. Entre "workshops", “masterclasses” e palestras muitas são as oportunidades para reunir aprendizes e especialistas da área em grupos de trabalho.

Para esta edição da Porto Academy está já confirmada a presença de aquitectos como Diogo Seixas Lopes e Patrícia Barbas (Barbas Lopes Arquitectos), Antón García-Abril (Ensamble Studio), Jan De Vylder (De Vylder Vinck Taillieu) e Cecilia Puga. A acrescentar aos "workshops", estão previstas ainda conferências dos 13 arquitectos confirmados e três “masterclasses” com Christian Kerez, Valerio Olgiati e Manuel Aires Mateus.

Uma oportunidade única para privar com arquitectos reconhecidos em todo o mundo. Quem o diz é Amélia Brandão Costa, directora da Indexnewspaper, entidade responsável pela organização do evento. “Os participantes têm a oportunidade de trabalhar com arquitectos de renome internacional durante uma semana de forma intensiva, com a proximidade que nunca teriam em trabalho de escritório.”

Porto Academy 2014 from Index Newspaper on Vimeo.

Inscritos de 32 países

Apesar de ser uma semana de trabalho, tendo em conta que os participantes têm de desenvolver um projecto juntamente com o professor, o ambiente é de descontração. “Os alunos podem conhecer estas pessoas num ambiente mais relaxado, em pleno Verão. Podem trabalhar de forma mais descontraída e conhecer uma série de arquitectos que não vêm ao Porto muito facilmente.” explica Amélia Brandão Costa ao P3.

Segundo a directora da Indexnewspaper, os lugares disponíveis para esta semana de aprendizagem já não são muitos. “Já sobram poucos lugares. A adesão tem sido muito significativa por parte de alunos estrangeiros. Repete-se o que aconteceu no ano passado.” Em 2013, a Porto Academy contou com a presença de 220 estudantes oriundos de 32 países diferentes, bem como dos prémios Pritzker Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.

A semana de workshops está a ser organizada pela Indexnewspaper e decorre nas instalações da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Os interessados podem ainda inscrever-se através do formulário na página do evento, ou dirigir-se à Associação de Estudantes da FAUP. Até ao dia 19 de Maio, o preço de inscrição é de 400€.

Sugerir correcção
Comentar