Eléctrico de Sintra comemora 110 anos

A 30 de Março de 1904, foi inaugurado o primeiro percurso do eléctrico.

Foto
DR

O eléctrico de Sintra assinala neste domingo 110 anos de vida. A linha liga a serra ao mar através do percurso da vila até à Praia das Maçãs, ao longo de um trajecto de cerca de 12 quilómetros, passando por localidades como Colares, Mucifal e Galamares.

O trajecto passa pela ribeira de Sintra, onde fica um pólo da rede de museus Ciência Viva. Depois de Galamares, circula pelo meio de casas antigas, quintas e hortas, até Colares. Daí em diante, volta para uma linha paralela à estrada e depois, por fim, pelo meio do pinhal, após 45 minutos de viagem, chega-se a Praia das Maçãs.

A 30 de Março de 1904, foi inaugurado o primeiro percurso do eléctrico. O total da linha era de 12.605 metros e um bilhete custava 200 réis. Em 1937, já transportava 48.310 passageiros. Em 1944, existiam 13 carros e 6 atrelados, dando o eléctrico trabalho a 100 pessoas.

Este é um dos pontos turísticos de Sintra e, durante várias décadas, foi o único sistema de transporte de passeio e público que ligava as duas localidades.

Em 2009, o eléctrico voltou a circular entre a vila e a Praia das Maçãs depois de, desde Fevereiro de 2008, só funcionar entre a Estefânia e a Ribeira. Os nove quilómetros do restante troço até Praia das Maçãs não eram usados, por degradação da linha, provocada pelas intempéries e deficiente drenagem em vários pontos.