Problemas financeiros do estádio de abertura do Mundial estão resolvidos

Serão adiantados cerca de 18,7 milhões de euros para a conclusão das estruturas provisórias do recinto que pertence ao Corinthians, em São Paulo, no Brasil.

Foto

A FIFA anunciou, nesta sexta-feira, que o valor de 18,7 milhões de euros em falta, para a conclusão das instalações provisórias do Estádio do Corinthians, vai ser assumido. Contudo, e segundo o jornal A Folha de São Paulo, o secretário-geral da entidade que supervisiona o futebol mundial, Jérôme Valcke, não explicou quem irá financiar este custo.

“A situação financeira [relativa ao estádio Itaquerão] está resolvida. Temos de fazer tudo o que pudermos para que as instalações temporárias fiquem prontas a tempo”, afirmou o dirigente, que viaja na próxima segunda-feira para o Brasil, com esperança de colocar um ponto final à situação.

Ainda de acordo com o mesmo jornal brasileiro, o Corinthians tentou, nos últimos tempos, chegar a um acordo para não ser o responsável pelos 18,7 milhões de euros ainda necessários.

Sem esse valor não houve possibilidade de avançar com as obras no recinto – escolhido para a abertura do Mundial 2014 –, o que deixou a FIFA insatisfeita, aquando da vistoria que realizou ao estádio, na passada quinta-feira.

A Folha de São Paulo adiantou ainda que os técnicos da FIFA, que se dirigiram ao recinto, consideraram essa visita “um fiasco”, pois verificaram que as obras não evoluíram como esperavam.

A FIFA já foi avisada que o Itaquerão não estará pronto até 15 de Abril, a data de entrega estipulada pela entidade que gere o futebol a nível mundial.

Previsto para estar pronto, inicialmente, a 31 de Dezembro do ano passado, a data de conclusão do estádio paulista foi adiada após o acidente no dia 27 de Novembro, em que dois operários que trabalhavam na obra morreram.

A 86 dias do Mundial, os camarotes e as áreas comerciais ainda estão longe de estarem prontos. Segundo o jornal brasileiro, o Corinthians, clube dono do estádio, prevê a entrega das salas com piso de cimento, sem luminárias e com tijolos à vista. Ainda de acordo com a Folha de São Paulo, os dois ecrãs de 90m2, uma das exigências da FIFA, não foram sequer comprados, e ainda não haverá previsão para o fazer.

Ainda assim, o clube paulista assegura que, até a data do início da competição, as obras do recinto estarão finalizadas. O jogo de abertura tem um peso grande para a FIFA, já que chefes de Estado de diversos países estarão presentes.

O Itaquerão, construído para o Campeonato do Mundo deste ano, será o palco do Brasil-Croácia, o jogo de abertura do Mundial, a 12 de Junho. com Alexandre Sá 

Sugerir correcção
Comentar