Casas vazias na Europa dariam para alojar todos os sem-abrigo do continente

Existem 11 milhões de casas vazias para 4,1 milhões de sem-abrigo na Europa.

Foto

Na Europa existem cerca de 11 milhões de casas vazias, o que daria para albergar facilmente todos os sem-abrigo do continente – é que segundo números da União Europeia existirão cerca de 4,1 milhões de sem-abrigo no continente europeu.

Segundo o The Guardian, em Espanha há 3,4 milhões de casas vagas, enquanto França e Itália têm, cada uma, dois milhões de casas vazias. Na Alemanha são 1,8 milhões, no Reino Unido 700.000 e em Portugal 735.000.

Ainda segundo o diário inglês muitas dessas casas desocupadas estarão situadas em grandes resorts de lazer e férias, tendo a larga maioria sido construídas no período que antecedeu a crise financeira de 2007-2008. Ou seja, a maior parte nunca chegou a ser habitada.

Freek Spinnewijn, director de uma organização europeia (FEANTSA) que trabalha com sem-abrigo ao nível dos países da União, em declarações ao diário inglês, afirmou que os números são absolutamente escandalosos. "Os governos devem fazer o máximo possível para colocar as casas vazias no mercado", disse. "O problema da falta de moradias está a piorar em todo o território da União Europeia. A melhor maneira de resolvê-lo é colocar as casas vazias no mercado."

Sugerir correcção
Comentar