António Francisco dos Santos nomeado bispo do Porto

Foto
O bispo agora nomeado para o Porto na tomada de posse, em Aveiro, em 2006 Paulo Pimenta

“A notícia foi publicada oficialmente hoje, dia 21 de Fevereiro, às 11h (12h em Roma)”, informa a Ecclesia.

António Francisco dos Santos serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos. O prelado esteve à frente daquela diocese durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração, tendo promovido na ocasião uma Missão Jubilar que incluiu a realização de uma “Cristoteca”, uma festa de animação nocturna semelhante à de uma discoteca. Na altura, o bispo marcou presença na iniciativa, uma ideia importada do Brasil com o objectivo de aproximar jovens da Igreja Católica e que reuniu “mais de duas mil pessoas de todas as idades”.

O novo bispo do Porto nasceu a 29 de Agosto de 1948, na freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, Viseu e foi ordenado padre em 1972. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Braga em Dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para Aveiro.

A sua ordenação episcopal ocorreu em Março de 2005, na Sé de Lamego. O prelado, de 65 anos, sucede a Manuel Clemente, bispo do Porto entre 2007 e 2013, ano em que, a 18 de Maio, foi nomeado patriarca de Lisboa.

Enquanto bispo do Porto, António Francisco dos Santos vai contar com os bispos auxiliares Pio Alves, actual administrador apostólico, António Bessa Taipa e João Lavrador.

Sugerir correcção
Comentar