Fumar nos parques de Boston dá direito a multa

Passa a ser proibido fumar tabaco, marijuana e outras substâncias "acendidas ou vaporizadas". A multa a aplicar nestes casos é de 250 dólares

Foto
Brian Snyder/Reuters

Parques, praças, cemitérios e outros espaços. A nova lei aprovada em Boston proíbe fumar em 251 espaços públicos geridos pela Boston Parks and Recreation Comission.

Passa a ser proibido fumar tabaco, marijuana e outras substâncias "acendidas ou vaporizadas". A multa a aplicar nestes casos é de 250 dólares (cerca de 180 euros).

"Com esta medida queremos que as pessoas percebam que estes são mais alguns locais onde não podem fumar, e que há uma boa razão para isso", explicou Barbara Ferrer, directora executiva da Boston Public Health Commission ao Boston Globe. Segundo Barbara Ferrer, esta medida "é necessária para manter a saúde e a segurança dos parques públicos e para assegurar que todos os habitantes usufruem destes espaços".

86 por cento da população de Boston não fuma. "E a grande maioria gosta de ver os parques como zonas de lazer para todos", acrescenta.

Em Boston circulará uma campanha de sensibilização para uma lei com contornos semelhantes em grandes cidades norte-americanas como Chicago, Nova Iorque, San Francisco e Los Angeles.

Segundo um estudo recente do Department of Health and Human Services, o fumo passivo provoca por ano nos Estados Unidos três mil mortes por cancro do pulmão e cerca de 46 mil mortes por problemas cardíacos. "O fumo passivo é perigoso. Não há um nível seguro de exposição", conclui Ferrer.

Sugerir correcção
Comentar