Em actualização
Torne-se perito

Reacções: "The King!! Grande perda para todos nós! O mais grande!!", Luís Figo

Foto
Eusébio com Cristiano Ronaldo, quando este chegou ao Real Madrid, em 2009 Sergio Perez/Reuters

Figuras actuais e históricas do futebol e da vida pública recordam e não regateiam elogios a Eusébio, que morreu na madrugada deste domingo.

“Sempre eterno Eusébio, descansa em paz” – Cristiano Ronaldo, no Twitter e no Facebook.

"De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o carácter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial", primeira reacção oficial do Benfica, no site do clube.

"Um grande símbolo do futebol e do desporto português, mas também do futebol mundial", Paulo Bento, ex-futebolista, actual seleccionador de Portugal.

"Eusébio era como se fosse meu filho. Estou triste, triste, triste", Mário Coluna, antigo jogador do Benfica e da selecção, Antena 1.

"No convívio connosco na seleção portuguesa ele tinha sempre uma palavra de incentivo e de ensinamento que eu e o Murtosa usávamos. Ele tinha um grande respeito de todos da seleção, atletas, comissão técnica e diretoria. É uma grande perda para todos nós", Luís Felipe Scolari, ex-seleccionador de Portugal, antigo e actual seleccionador do Brasil

"The King!! Grande perda para todos nos! O mais grande!!", Luís Figo, antigo futebolista do Sporting e da selecção, no Twitter.
 

“Mais do que uma das grandes figuras do futebol português, Eusébio foi uma das grandes figuras de Portugal. Acho que Eusébio significa mais para Portugal e para os portugueses do que aquilo que significa uma pessoa importantíssima ao nível do futebol. Eusébio é Portugal. Desde criança que cresci com Eusébio e com Amália, que foram os grandes símbolos de Portugal e continuo a ver as coisas nessa perspectiva. Acho que são imortais. Aquilo que Eusébio deixa torna-o imortal”, José Mourinho em declarações à RTP.

"Eusébio foi um pedaço de um Portugal diferente, de um Portugal maior, sem fronteiras, multicultural, multicontinental. O seu trono não pode ser ocupado, porque o seu reinado não existe mais", Carlos Queiroz, ex-seleccionador de Portugal, Lusa.

"É de facto um dia bastante triste para Portugal, a perda de um grande símbolo, não só do futebol português mas do futebol mundial, de um grande homem, de uma pessoa que todos nós admiramos", Pedro Pauleta, ex-futebolista, actual director da Federação Portuguesa de Futebol, Lusa.

"Ele era o melhor. Foi um dos grande jogadores do nosso país", Joaquim Carvalho, antigo guarda-redes do Sporting e da selecção, Antena 1.

“Deixou uma carreira brilhantíssima e na minha opinião foi o melhor jogador português de todos os tempos”, José Augusto, ex-jogador, companheiro no Benfica e na selecção, Antena 1.

“É uma perda enorme. De uma dimensão tão grande que é do mundo inteiro. Sinto que também se foi embora um pouco de mim”, António Simões, antigo jogador do Benfica, RTP.

"Sem dúvida, Eusébio foi um dos melhores jogadores com que tive o privilégio de jogar. Além disso, era um autêntico desportista", Bobby Charlton, um dos jogadores míticos do futebol inglês, Lusa.

"Uma referência do futebol português e do futebol mundial", Toni, antigo jogador do Benfica e da selecção, SIC.

"Era o maior símbolo do futebol português e também o maior símbolo do Benfica. Com certeza que vamos saber perpetuar a sua memória e os seus ensinamentos", Shéu Han, ex-futebolista, actualmente secretário técnico do Benfica, Lusa.

“Perdeu-se o melhor jogador que vi, de todos os tempos (...) Foi o melhor do mundo”, Fernando Chalana, antigo jogador do Benfica e da selecção, Antena 1.

"Tristeza, mundo do futebol perde um astro e uma pessoa excecional! Acarinha independente de clube! Descanse em paz", Luisão, capitão do Benfica, no Twitter.

"Que triste notícia Deus. D.E.P Eusébio. Serás sempre recordado", Salvio, actual jogador do Benfica, no Twitter.

"Triste muito triste. Descansa em paz, King. És eterno!! RIP Eusébio", Simão Sabrosa, antigo jogador do Sporting, Benfica e da selecção, no Twitter.

"É uma perda para o país e para o mundo, porque o Eusébio não era só nosso, era do mundo inteiro", Rosa Mota, campeã olímpica da maratona em 1988, Lusa

"O futebol perdeu uma lenda. Mas o lugar de Eusébio entre os grandes nunca lhe será tirado", Joseph Blatter, presidente da FIFA, no Twitter.

"Hoje o futebol perdeu um dos melhores jogadores de sempre. No campo, Eusébio era uma verdadeira lenda, com as cores de Portugal e do Benfica. Mas também fora dele ele era um verdadeiro embaixador do futebol português a nível internacional", Michel Platini, presidente da UEFA, em mensagem no site da organização.

"Foi naturalmente com pesar e consternação que saúdo o falecimento do nosso Eusébio (...), uma figura ímpar e incontornável do futebol português que deixou e deixará para sempre a sua imagem ligada ao desenvolvimento da modalidade", Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

"Um símbolo maior de Portugal, dos portugueses e do mundo do futebol", Mário Figueiredo, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

"Estamos tristes por ter sabido que morreu Eusébio, lenda do Benfica. Ele era um jogador fantástico e um amigo do clube", Manchester United, na página oficial do clube, no Twitter.

"Hoje é um dia triste para Portugal e para todos os portugueses, independentemente de serem ou não benfiquistas, porque o Eusébio era uma figura nacional e mundial, que muito deu ao país", Manuel Damásio, ex-presidente do Benfica, Lusa

"Foi a maior figura desportiva do nosso país no seu tempo e perdurará", Gaspar Ramos, antigo dirigente do Benfica, Antena 1.

"Foi um grande futebolista, uma pessoa bem formada e fiquei sempre com a ideia de que era um homem muito modesto e muito simpático", Mário Soares, ex-Presidente da República, à RTP.

"Deu tudo o que tinha para elevar o nome de Portugal o mais alto possível." "Foi uma figura que teve um prestígio internacional, quando ainda havia poucas que o tivessem", Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, à RTP.

"É uma figura incontornável no desporto não só moçambicano ou português, mas mundial", Armando Guebuza, Presidente de Moçambique, à RTP.

"Hoje é um dia triste para o futebol português e mundial. As minhas sinceras condolências à família de Eusébio e a todos os portugueses",  Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, no Twitter.

"Um génio do futebol e um exemplo de humildade, um atleta de excelência e um homem generoso e solidário, Eusébio foi para todos os adeptos do desporto, bem como para todos os portugueses, um exemplo de profissionalismo, de determinação e de devoção às cores nacionais e do Sport Lisboa e Benfica",  Passos Coelho, primeiro-ministro, Lusa.

"Portugal perde hoje um dos seus símbolos. Morreu Eusébio, o Pantera Negra. Alguém que, com a magia dentro do campo de futebol e com a sua simplicidade, levava o nome de Portugal ao mundo e nos fazia ter mais orgulho em sermos portugueses", António José Seguro, líder do PS, no Facebook.

"Eusébio foi e será sempre um dos grandes nomes e referências do desporto nacional e em particular do futebol português, sendo reconhecido por todos como um dos melhores praticantes do mundo", Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto, Lusa

"O CDS-PP lamenta profundamente o desaparecimento de um dos maiores símbolos nacionais. Um homem talentoso e humilde que, conquistando a admiração de muitos, vivia para a sua paixão – o futebol", CDS, em comunicado.

"Com o falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, o país perde aquele que foi um símbolo maior do desporto nacional, reconhecido em todo o mundo pelo seu percurso", Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, em nota do gabinete de imprensa do partido.

"Eusébio é uma daquelas personalidades que perduram para lá dos tempos. Esta é uma hora de lhe manifestar tributo e gratidão, certo que a sua memória perdurarás" – António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

 "É um símbolo do nosso país, dos portugueses e fica na nossa memória pela magia e brilhantismo, mas também pela simplicidade com que se relacionou com os portugueses. Levou a Portugal a todo no mundo", António José Seguro, líder socialista a BenficaTV.

"Eusébio é um nome que transcende muito o país"... Sabemos que foi um grande futebolista, um dos melhores de sempre, mas foi sobretudo um homem que está associado à alma portuguesa",  Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro a Benfica TV.

Sugerir correcção