Sopas e cremes para aquecer 2014

Janeiro, Inverno e dias chuvosos e frios pela frente. Além dos agasalhos, sugerimos quatro sopas diferentes e reconfortantes para aquecer as mãos, os pés e a alma

Foto
mharvey75/Flickr

Creme de cenoura com cominhos

Começa-se por descascar as cenouras (umas sete), batata (uma grande), cebolas (uma grande) e alho (dois ou três dentes) e colocá-los aos pedaços numa panela, com um fio de azeite. Enquanto os legumes amolecem na panela, ferve-se água num recipiente à parte. Depois de a água estar fervida, junta-se a mesma à panela (a quantidade de água deve ser suficiente para apenas cobrir bem os legumes), que deve estar em lume alto. Nesta altura dilui-se um caldo de galinha na panela e tempera-se com sal (a gosto, mas com atenção ao facto de que o caldo já contém algum sal — também podes usar caldo caseiro). Quando os legumes estiverem cozidos, desliga-se o lume e com uma varinha tritura-se tudo, até obter um creme, ainda um pouco espesso. Tempera-se com cominhos (poucos, pois têm um sabor muito activo), uma pitada de mistura de pimentas, alho em pó e um pouco de noz moscada. Junta-se um pouco de água quente (caso a espessura do creme não esteja totalmente macia) e natas (quase um pacote dos de cartão). Mistura-se e tritura-se novamente tudo, até obter um creme aveludado.  

Sopa de agriões e coentros

Num tacho aquece-se um fio de azeite e junta-se um molho de agriões previamente arranjados e lavados. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Em seguida, junta-se a batata (uma ou duas pequenas) em rodelas (muito fininhas para cozerem mais depressa), adiciona-se água a ferver, já temperada com sal, e dois ou três pedaços de manteiga. Quando as batatas estiverem cozidas desliga-se o lume, juntam-se os coentros e tritura-se tudo. Por fim, rectificam-se os temperos.

Sopa de tomate com ovo escalfado

Começa-se por cortar a cebola em pedaços (uma grande), pelar o tomate (a mesma quantidade de tomate natural e em lata), retirar-lhe as sementes e cortá-lo também em pedaços. Refoga-se a cebola em azeite e, quando começar a ficar transparente, junta-se um pouco de açúcar (cerca de uma colher de chá ou mais, se o tomate for muito ácido). Depois junta-se o tomate (em lata e o natural) ao refogado e deixa-se cozinhar por uns minutos. Em seguida junta-se água previamente aquecida, sal e pimenta (a gosto) e deixa-se ferver. Para terminar, tritura-se tudo com a varinha mágica e rectificam-se os temperos. No momento de servir, escalfa-se um ovo por pessoa e serve-se com um fio de azeite e orégãos.

Creme de abóbora menina e espuma de queijo da ilha

Corta-se um alho francês (bem lavado e sem a parte verde) e a abóbora menina (descascada e sem pevides) em pedaços e refoga-se num pouco de azeite. Cobre-se com água previamente aquecida, tempera-se com sal e deixa-se cozinhar. Num tacho pequeno juntam-se dois terços de leite para um terço de natas (por exemplo, 100ml de leite para 50ml de natas), junta-se queijo da ilha ralado (no caso dos 100ml de leite e 50ml de natas, juntar 100g de queijo), tempera-se com sal e pimenta e deixa-se em lume brando, mexendo de vez em quando, até o queijo ficar bem misturado. Quando a abóbora estiver cozinhada (espetar com um garfo — se não oferecer resistência, está pronta), triturar e rectificar o tempero, se necessário. Imediatamente antes de servir, emulsiona-se a mistura de leite, natas e queijo com uma varinha mágica. É suposto ficar com muita espuma. Servir o creme de abóbora, colocar a espuma por cima e finalizar com uma pitada de pimenta.

Sugerir correcção
Comentar