DR
Foto
DR

Megafone

O Elifoot

Criado em 1987,o "Elifoot" é um jogo em português, com os plantéis das equipas nacionais — incluindo as das divisões inferiores. Já vai em 18 versões.

Culturalmente, Portugal tem uma grande ligação com o chamado "desporto-rei". Por isso, explorá-lo num videojogo parece ser um casamento perfeito. Desde os tempos do "Match Day", passando por "SWOS" até aos modernos "PES" e "FIFA", está mais que provado que estes jogos são sempre populares entre nós.

Em termos de produção nacional, há um jogo que ficou acima dos outros: o "Elifoot" (1987). Rapidamente este foi um daqueles jogos que construiu para si uma lenda. Afinal, ter um jogo em português, com os plantéis das equipas nacionais, incluindo das divisões inferiores, era algo que se destacava facilmente. Em que mais outro jogo se podia jogar com o Tirsense? Ou contratar aquele jogador fenómeno da Académica, o "Febras"?

Talvez a característica mais importante do "Elifoot" fosse o "multiplayer", ou seja, a possibilidade de termos, na nossa casa, meia dúzia de amigos a jogar ao mesmo tempo. Ou antes, meia dúzia de amigos à pancada por causa ora dos resultados, ora das contratações que o colega tinha "roubado".

O futebol do Elias

Claro que também quero prestar homenagem ao homem por detrás da obra, o André Elias. Ele gentilmente concedeu-me uma pequena entrevista que pode trazer algumas luzes sobre o "Elifoot" (curiosamente, o nome do jogo é uma brincadeira entre o apelido “ELIas” e “FOOTball”).

Segundo ele, o jogo começou por ser uma brincadeira feita no Spectrum e distribuída entre colegas, nas tradicionais cassetes. Mais tarde, em 1990, surge a versão PC em disquetes de 5 ¼’’, seguindo-se nas de 3.5”. Dois anos depois foi lançada a sequela oficial, o "Elifoot II". A história bem que podia ficar aqui. Elias pensou que isto tudo tinha sido interessante, mas estava na altura de se focar nos estudos e deixar os jogos. 

Um dia, em 1996, numa busca rápida pela Internet, Elias descobriu que o "Elifoot" continuava vivo! Fãs espalhados pelo globo ainda actualizavam o motor de jogo com novas equipas e jogadores. Inclusivamente no Brasil, uma claque de futebol envergou faixas relacionadas com o jogo: “Palmeiras campeão só no Elifoot”. Afinal o título ainda demonstrava ter força no mundo. Por isso, estava na altura de o seu criador voltar e assim surgiu o "Elifoot 98".

Desde então, o Elifoot é actualizado oficialmente pelo seu autor, sendo provavelmente o jogo português com mais versões. São 18! Hoje em dia, continua a ser possível encontrar "Elifoot", com o nome "Elifoot 2013", nas variantes PC, iOS e Android. Por isso, do que estão à espera?