Kate Barry, filha de Jane Birkin e do compositor John Barry, morre ao cair da janela de casa

Nascida e criada numa família de estrelas, a fotógrafa tinha 46 anos.

Fotogaleria
Kate com a mãe, Jane DR
Fotogaleria
A rua onde Kate Barry vivia AFP

Segundo a AFP, a queda aconteceu quando Kate estava sozinha no apartamento, com a porta trancada por dentro. A polícia já está a investigar o caso e no apartamento da fotógrafa, meia-irmã das actrizes Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon, encontrou antidepressivos, não estando de fora a hipótese de suicídio.

Filha de Jane Birkin e do compositor John Barry, que morreu em 2011 aos 77 anos e ficou conhecido pela música de 11 filmes de James Bond e venceu cinco Óscares da Academia norte-americana, Kate foi na fotografia que fez carreira.

Nascida no ano em que os pais se separaram, em 1967, viveu até aos 13 anos com a mãe e o seu novo companheiro, Serge Gainsbourg, e depois com o realizador Jacques Doillon. Agora, vivia sozinha em Paris mas perto do bairro onde Jane Birkin mora.

Discreta e reservada
Com a mãe, mantinha uma relação próxima, como a própria Jane lembrou numa entrevista no início deste ano. “Nunca passa uma semana sem que tenha falado ao telefone com as minhas três filhas”, cita o britânico Daily Mail. “A minha filha mais velha, Kate, é a mais parecida comigo. É fotógrafa. Desde pequena que andou sempre com uma Polaroid na mão e fotografava as irmãs o tempo todo."

Kate Barry ainda começou por se interessar primeiro pela moda, tendo mesmo iniciado os estudos para ser estilista. Desejo que foi interrompido por um período difícil que atravessou marcado pelo consumo de álcool e drogas que a conduziram a uma desintoxicação.

Discreta e reservada, começou então a sua carreira profissional na fotografia em 1996 e a sua primeira grande exposição foi em Tóquio, no Japão, na Bunkamura Gallery. Ao longo da sua carreira, publicou em revistas como a Vogue britânica, o Sunday Times, a Elle ou o Paris Match.

Mais recentemente, apresentou a exposição Point of view. Portraits. Natures mortes na galeria Cinéma, da produtora Anne-Dominique Toussaint.

Kate Barry deixa um filho, Roman, nascido em 1987.

Sugerir correcção
Comentar