Plug & Play conquista Grande Prémio do Cinanima Festival de Cinema de Animação

Curta do suíço Michael Frei ganhou o prémio principal. Laura Gonçalves recebeu o prémio para jovens cineastas portugueses.

Foto
"Três Semanas em Dezembro", de Laura Gonçalves

O júri do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho atribuiu o Grande Prémio a Plug & Play, do realizador suíço Michael Frei, anunciou no domingo a organização. Uma curta de seis minutos sobre criaturas antropóides, com tomadas em vez de cabeças, que já tinha estado este ano no Festival Internacional de Cinema Queer.

A 37 ª edição do certame dedicado ao cinema de animação, que abriu em Espinho no dia 11 de Novembro e encerra no domingo, atribuiu ainda o Prémio Especial do Júri a It's sucht a beautiful day/Que Dia Lindo, de Don Hertzfeldt (EUA). O júri da 37ª edição do Cinanima foi constituído por João Lopes (presidente), Olivier Cotte, Andrea Martignoni, Jochen Kuhn e Paul Bush.

Na competição internacional, o Prémio Alves Costa atribuído a curtas-metragens até cinco minutos foi para Baths/Banhos, de Tomek Duckie (Polónia), e o Prémio Gaston Roch Melhor filme de fim de estudos e/ou escola, foi entregue a Hearth/Lar, de Bálint (Hungria).

Foram ainda entregues duas menções honrosas a Astigmatismo, de Nicolai Troshinsky (Espanha), e a Golden boy/Menino de Ouro, de Ludovic Versace (França).

O Prémio Melhor Curta-Metragem de mais de cinco minutos e até 24 minutos foi atribuído a Ziegenort, de Tomasz Popakul (Polónia), enquanto o Prémio José Abel foi para Boles, de Spela Cadez (Eslovénia).

O Prémio de Melhor Banda Original foi para My Mum is an airplane/A Minha Mãe É um Avião, de Yulia Aronova (Rússia), e uma Menção Honrosa para Antigamente Tudo Era Diferente, feito por alunos das escolas locais das freguesias rurais de Montemor-o-Novo, sob a orientação de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta.

Na competição nacional, o Prémio Jovem Cineasta Português para maiores de 18 anos foi para Três Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves, e, para menores de 18 anos, atribuído a Brincar, feito por crianças e jovens de Guimarães, sob a orientação de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta. Foi ainda entregue uma Menção Honrosa a Dona Fúnfia, de Margarida Madeira.

Ainda na competição nacional, o Prémio António Gaio foi atribuído a Ana - A Palíndrome, de Joana Toste, e ainda uma Menção Honrosa para Carrotrope, de Paulo D´Alva.

Os Prémios de Divulgação Sereia Animada foram atribuídos aos filmes Gérnika, de Álgel Sangimas (Espanha), Winter and Lizard, de Julia Gromskaya (Itália), Snow, de Ivana Sebestova (Eslováquia), Sea of Letters, de Julien Telle e Renaud Perrin (Espanha), Meandres, de Florence Millailhe, Elodie Bouedec, Mathilde Philippon-Aginski (França), e One Love, de Mariya Stepanova (Rússia).

O Prémio do Público foi atribuído a The Apostole, de Fernando Cortizo Rodriguez (Espanha).

Plug & Play


Sugerir correcção
Comentar