U.Frame: um "wrestler" apaixonado pelas flores

O Festival Internacional de Vídeo Universitário regressou ao Porto para comemorar a sua 6.ª edição

Foto

"Harald", a história de um "wrestler" forçado pela ambição da mãe e apaixonado pelas flores, foi o filme vencedor da sexta edição do U.Frame, um festival de cinema universitário. Este filme, da Filmakademie da Baden-Wurttemberg, venceu o prémio do júri e foi escolhido como o melhor filme de animação. Os restantes vencedores foram "Eat" (experimental), "Ararat" (ficção) e "Reality 2.0" (documentário) - ver vídeo à esquerda.

A coordenadora do festival, Joana Miranda, explica que o importante da participação de diferentes universidades serve não só para que cada uma possa mostrar a sua área de influência, como também para criar força e visibilidade junto dos média.

Joana Miranda comenta, com alguma tristeza, que a diminuição de público presente no U.Frame 2013 possa estar relacionada com a ausência de realizadores de filmes exibidos no festival. Explica, ainda, que o facto de se tratar de um festival gratuito e sem grandes nomes de cartaz pode influenciar a pouca adesão do público.

Neste género de festival, o motivo de atracção são os trabalhos feitos por estudantes e a valorização dos mesmos enquanto trabalho experimental e de formação.

O U.Frame espera, no entanto, captar e envolver estudantes da área de Cinema e das Ciências da Comunicação, como forma de encontrar sinergias e partilhar experiências, para entender como é feita a produção noutras escolas, uma vez que, hoje em dia, o mercado é cada vez mais internacional.

Sugerir correcção
Comentar