Eles vieram de Sheffield e jogavam de cabeça

Como não podia deixar de ser, o primeiro clube de futebol do mundo era inglês e continua amador.

Foto
O Sheffield F.C. em 1890 DR

Todos os clubes da Premier League têm mais de 100 anos de existência. O Stoke City é o mais velho, com 150 anos, o Swansea é o mais novo, com “apenas” 101. Mais velho que eles todos é uma equipa que nunca deixou de ser amadora. Tinha as suas próprias regras e, como não tinha adversários, organizava jogos entre os seus membros. Com 156 anos, que se irão cumprir a 24 de Outubro próximo, o Sheffield Football Club é o clube mais antigo do mundo, reconhecido pela FIFA e pela Federação Inglesa. Nunca teve grandes conquistas, mas foram pioneiros em muita coisa. A jogar de cabeça, por exemplo.

Tudo começou quando um grupo de amigos de um clube de críquete de Sheffield queria arranjar um desporto para praticar no Inverno, já que o críquete era um desporto de Verão. Após uma longa conversa, conta a lenda, dois desses amigos, William Prest e Nathaniel Creswick, decidiram que o futebol era o desporto ideal para manter a forma e, a 24 de Outubro de 1857, com sede na arrecadação de uma estufa, nasceu o Sheffield Football Club. Instituíram as suas próprias regras, as “Sheffield Rules”, e os membros organizavam-se em equipas para os jogos de “solteiros contra casados” ou “ocupações profissionais contra o resto”.

Três anos depois, surgia o Hallam Football Club (que é o segundo clube mais antigo do mundo), também de Sheffield, o que deu origem ao primeiro derby e que ainda se joga até hoje, conhecido como o “rulesderby” – entre as inovações que se produziram em Sheffield contam-se a introdução da trave na baliza em vez de uma corda, livres a punir faltas, cantos e lançamentos com a mão por cima da cabeça. Havia também um pormenor que distinguia o jogo que se praticava em Sheffield daquele que se jogava no resto do país e que ficou demonstrado num jogo em 1866 contra uma equipa de Londres. Os jogadores do Sheffield FC usavam a cabeça para movimentar a bola, algo que o público londrino nunca tinha visto.

Mesmo com a criação de uma estrutura organizativa – a FA nasceu em 1863 – e a uniformização das regras, o Sheffield FC foi sempre mantendo o seu estatuto de amador e foi com esse estatuto que conquistou o seu título mais significativo, a Taça Amadora de Inglaterra, em 1903-04. Mas ainda conseguiu ter três jogadores internacionais pela Inglaterra, um deles Charles Clegg, que jogou, em 1872, no primeiro confronto internacional entre selecções – foi o Escócia-Inglaterra que terminou 0-0 –, e foi o quinto presidente da FA.

No século XXI, o Sheffield FC, que só tem um campo próprio desde 2001, joga na Northern Premier League Division One South, que é o oitavo escalão do futebol inglês, e mantém-se orgulhoso da sua história, longe da ribalta e dos vícios do futebol profissional.

Planisférico é uma rubrica semanal sobre histórias de futebol e campeonatos periféricos

Sugerir correcção
Comentar