"The ABCs of Death" está à procura do 26.º realizador

É um filme em que a cada letra corresponde uma curta-metragem de terror. Mas há uma letra por preencher e tu podes ser o realizador que falta

Estão abertas as inscrições para o 26.º realizador do "ABCs of Death 2". O conceito é o mesmo dos livros infantis “ABC do…”, sendo que a cada letra corresponde uma curta. No primeiro filme da saga, o escolhido foi o britânico Lee Hardcastle, com "T is for Toilet". Para o segundo, a letra escolhida é o "M".

Depois do primeiro “The ABCs of Death” – adorado por uns e desprezado por outros – a segunda parte chega ao público em 2014. Já estão escolhidos 25 realizadores, mas há uma vaga por preencher no alfabeto inglês: a letra "M".

Para completar a lista está aberta uma competição das melhores curtas e o vencedor terá o seu trabalho inserido no filme, para além de receber um prémio monetário no valor de 5000 dólares. Só há uma regra: a curta tem de ter menos de três minutos.

Para concorrer, os realizadores devem escolher uma palavra começada pela letra “M” e criar uma curta inspirada nessa palavra. Depois é só fazer o upload da curta no Vimeo ou no YouTube e, posteriormente, fazer a inscrição no website do concurso.

O processo de selecção tem duas fases. Primeiramente, serão escolhidos 12 finalistas através de dois métodos: votação do público (seis finalistas) e de um júri de aficionados do género (seis). Depois de escolhidas as curtas que vão à final, os 25 realizadores do filme terão a responsabilidade de escolher o 26.º. Nesta lista estão diversos nomes conhecidos deste género cinematográfico, como Álex de la Iglesia, realizador do “Dia da Besta”, e Vincenzo Natali, mais conhecido pelo filme “Cubo”.

A concorrer estão já duas curtas portuguesas, uma do realizador Pedro Santasmarinas e outra de José Pedro Lopes. A abertura das inscrições teve lugar no dia 14 de Agosto, mas estas só findam no dia 31 de Outubro, pela meia-noite. Os 12 finalistas serão anunciados no dia 5 de Novembro e as votações para o 26º realizador do "The ABCs of Death 2" acabam no dia 30 desse mês. O vencedor será conhecido no dia 15 de Novembro.