RTP aposta em novela de longa duração para a faixa do meio-dia

Os Nossos Dias estreou esta segunda-feira na RTP1.

Foto
Os Nossos Dias é uma das apostas da RTP para a rentrée televisiva José Pinto Ribeiro

Os Nossos Dias é a novo produto de ficção da RTP . A nova trama urbana da estação pública passou a ocupar o horário do meio-dia, o que obrigou a uma redução de 45 minutos na duração do talk-show Praça da Alegria. É a primeira novela portuguesa a adoptar o conceito da telenovela norte-americana (soap opera), com a possibilidade de o enredo durar vários anos, com renovações regulares no elenco.

A trama de Os Nossos dias centra-se na protagonista Marta (Anabela Teixeira), que representa o ideal da mulher portuguesa trabalhadora e lutadora. Marta é mãe solteira de duas filhas, Susana (Sofia Arruda) e Beatriz (Sara Mestre), e ao longo da vida tem-se esforçado para lhes dar uma vida sem dificuldades. Embora leve uma existência relativamente pacata, tudo muda quando é diagnosticada uma doença grave a Beatriz, e a sua única salvação está numa dispendiosa operação numa clínica suíça. Susana não se conforma com a situação e decide entrar em contacto com o pai de Beatriz , Rodrigo (Pedro Laginha), que desconhecia a existência da filha, para salvar a irmã. Rodrigo compromete-se a pagar a operação, mas em contrapartida exige a guarda da criança. 

"Aceitei o desafio de protagonizar a telenovela, dado que vai ser exibida num horário que não é o habitual. Para além disso é bastante aliciante interpretar uma personagem que possui diferentes facetas", revelou o actor Pedro Laginha ao PÚBLICO. "Acredito no sucesso deste produto. É claro que vamos apelar a um público mais velho, mas uma vez que a concorrência exibe talk-shows nesse horário (tendência que se verifica nos canais generalistas portugueses há vários anos), é uma alternativa fresca e inovadora."

Desde os anos 90 que a RTP não apostava em produtos de ficção para o horário do meio-dia, e tudo apontava para que a estação pública estreasse a sua nova novela no horário das 14H00, onde estaria em competição com telenovelas portuguesas que se encontram em reposição, como é o caso de Ninguém como Tu na TVI ou Vingança na SIC.

"Como o próprio horário o demonstra, é uma novela dirigida a um público mais sénior", declarou José Carlos Garcia, que dá vida ao antigo ciclista profissional Alexandre Cardoso, ao PÚBLICO. "É um trabalho que está a ser realizado com muita qualidade, à semelhança de outras produções da RTP como Bem-vindos a Beirais ou Os Filhos do Rock. Não podemos esquecer também que é uma novela portuguesa, e logo aí assegura emprego a muitos profissionais da área." 

"É uma telenovela actual,  e acredito que as pessoas se vão identificar com a trama", afirmou Fernando Pires, um dos membros do elenco, ao PÚBLICO. Os Nossos Dias também se caracteriza por ser um produto onde grande parte das gravações decorre em estúdio, com uma percentagem residual de gravações em exteriores. "Acaba por ser mais trabalhoso para nós actores, uma vez que gravamos mais cenas. Mas também é uma forma de se produzir um programa low-cost, poupando-se nos custos".


 
 

Sugerir correcção
Comentar