Três realizadores portugueses no Festival de Veneza

O Festival de Cinema de Veneza conta com a participação de Miguel Gomes, Teresa Villaverde e João Pedro Rodrigues

Foto
William Friedkin volta a Veneza para receber um prémio pela carreira Eric Gaillard/Reuters

O Festival de Cinema de Veneza, que começa na quarta-feira e decorre até 7 de Setembro, conta com a participação dos realizadores portugueses Miguel Gomes, Teresa Villaverde e João Pedro Rodrigues.

Miguel Gomes estreia-se em Veneza com a curta-metragem “Redemption”, uma ficção de 26 minutos co-produzida com França, Alemanha e Itália, que será exibida fora de competição.

Este é o mais antigo Festival de Cinema na Europa. Veneza cumpre 70 anos e assinala a data com o projecto “Venezia 70 - Future Reloaded”, para o qual convidou 70 realizadores, a quem deu total liberdade para filmarem uma curtíssima metragem (com a duração máxima de 1'30'').

Teresa Villaverde participa no projecto com “Amapola” e João Pedro Rodrigues com “Alegoria della prudenza”, ao lado de realizadores como Bernardo Bertolucci, Walter Salles, Abbas Kiarostami, Claire Danes, Brillante Mendoza, James Franco, Yorgos Lanthimos, Pablo Larraín, Hong Sang-Soo, Benoît Jacquot, Isabel Coixet e Apichatpong Weerasethakul.

“Gravity”, de Alfonso Cuarón, em 3D, com George Clooney e Sandra Bullock, abrirá oficialmente o festival. No Lido desfilarão no total 53 filmes, 20 dos quais competem pelo Leão de Ouro, que será entregue a 7 de Setembro.

“Philomena”, de Stephen Frears, “The Zero Theorem”, de Terry Gilliam, “La Jalousie”, de Philippe Garrel, “Ana Arabia”, de Amos Gitai, “Child of God”, de James Franco, “Miss Violence”, de Alexandros Avranas, “Parkland”, de Peter Landesman, e “Kaze Tachinu”, animação do mestre japonês Hayao Miyazaki, são alguns dos filmes em competição.

Entre os 20 que disputam o Leão de Ouro encontram-se pela primeira vez dois documentários: “The Unknown Known”, de Errol Morris, uma longa entrevista ao ex-ministro da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, e “Sacro GRA”, de Gianfranco Rosi, sobre a circular rodoviária romana.

O realizador italiano Bernardo Bertolucci, de 73 anos, preside ao júri do Festival, que inclui a realizadora e escritora britânica Andrea Arnold, a actriz francesa Virginie Ledoyen, o director de fotografia franco-suíço Renato Berta e a actriz alemã Martina Gedeck. William Friedkin, realizador de “O Exorcista”, vai receber um Leão de Ouro pela sua carreira.

Sugerir correcção
Comentar