Marcelo diz que Passos “quis entalar o TC”

Antigo presidente do PSD entende que faltou sensatez ao primeiro-ministro.

Marcelo é o comentador com maior número de espectadores
Foto
Marcelo criticou Passos Nuno Ferreira Santos

Marcelo Rebelo de Sousa criticou neste domingo as pressões que Passos Coelho fez ao Tribunal Constitucional (TC) durante o seu discurso de sexta-feira, em Quarteira.

No seu habitual comentário na TVI, o antigo presidente do PSD considerou que o “projecto” contido no discurso de Passos era bom e tinha o “equilíbrio difícil” de salientar os bons números da economia sem ser demasiado optimista face às incertezas que ainda existem em termos económicos.

Considerou, porém, que a intervenção do primeiro-ministro foi demasiado longa (“não tinha assunto para falar 40 minutos”) e achou que esteve mal na forma como se referiu ao TC.

Para Marcelo ao falar nos riscos das decisões do TC, Passos estava a admitir que o Governo enviou para o Constitucional leis que podem violar a Constituição. Por outro lado, o social-democrata considerou que as decisões do TC, enquanto instituição, “nunca são um risco”.

“[Passos] teve coragem, mas faltou-lhe sensatez. (…) Vê algum primeiro-ministro europeu a falar assim de um Tribunal Constitucional?”

A concluir, Marcelo disse que o primeiro-ministro “quis entalar o TC”.