Keith Bedford /Reuters
Foto
Keith Bedford /Reuters

Jovens criadores: bolsas para as artes plásticas, teatro, música e literatura

Projectos a concurso podem ser de quatro áreas diferentes. Interessados nas Bolsas Jovens Criadores 2013 não podem ter mais de 30 anos. Candidaturas abertas até 15 de Setembro

A iniciativa é do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Centro Nacional de Cultura (CNC), e visa “estimular o trabalho criativo dos jovens”. As candidaturas para as Bolsas Jovens Criadores 2013 estão abertas até 15 de Setembro.

No máximo podem ser atribuídas quatro bolsas “em todas ou algumas” das quatro áreas escolhidas: literatura, artes visuais (vídeo/artes plásticas), artes do espectáculo (dança/teatro) e música. O valor mais alto das bolsas, 16 no máximo, situa-se nos 1500 euros.

Os projectos podem ser “de criação, investigação ou formação”. A forma de apresentação fica a cargo dos candidatos, existindo apenas a obrigação de entrega de uma proposta de trabalho “clara”, acompanhada de orçamento “e outros elementos que possam ser úteis para a respectiva avaliação”. Na área da música é obrigatória a apresentação de “provas auditivas e/ou visuais”.

As bolsas a atribuir dirigem-se a jovens, de nacionalidade portuguesa, “de idade não superior a 30 anos, que tenham já apresentado publicamente um trabalho na área em que concorrem”, pode ler-se no regulamento. Os candidatos não podem “acumular bolsas de quaisquer outras instituições portuguesas em relação ao mesmo projecto apresentado”.

Os nomes dos seleccionados deverão ser anunciados a 15 de Outubro