Governo de Cabo-Verde decreta dois dias de luto nacional pela morte de Bana

País está de luto segunda e terça-feira, em homenagem ao "Rei da Morna", que morreu aos 81 anos.

O governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto nacional pela morte, na madrugada deste sábado, em Lisboa, do cantor cabo-verdiano Bana, vítima de doença prolongada.

Numa nota, o gabinete de comunicação e imagem do governo dá conta de que o luto nacional será observado a partir das 00h de segunda-feira, terminando às 24h de terça-feira.

Bana, de verdadeiro nome Adriano Gonçalves, morreu neste sábado de madrugada aos 81 anos, no Hospital de Loures. O funeral está marcado para segunda-feira, em Lisboa.

Na mesma nota, o Governo cabo-verdiano indica que estará representado no funeral pelos ministros cabo-verdianos da Cultura, Mário Lúcio Sousa, e das Comunidades, Fernanda Fernandes.

Segundo uma nota da embaixada de Cabo Verde em Lisboa, o corpo do “Rei da Morna” será velado a partir das 13h de domingo na Igreja da Sagrada Família, em Benfica, onde decorrerá, no dia seguinte à mesma hora, a missa de corpo presente.

O funeral sairá na segunda-feira às 14h15, em direcção ao Cemitério do Alto de São João, “onde o corpo será cremado, segundo o desejo manifestado [por Bana] em vida”, informa a nota da embaixada.

Nascido a 11 de Março de 1932, no Mindelo, na ilha de São Vicente, Bana gravou mais de meia centena de discos ao longo da sua carreira, iniciada em 1942, com apenas dez anos, nas ruas e cafés da cidade que o viu nascer.

Sugerir correcção
Comentar