Só três mil alunos do 4.º ano repetiram o exame de Português

Um quarto dos alunos inscritos faltou à prova realizada nesta terça-feira.

Foto
Só ficam retidos no 4.º ano os alunos que tiverem negativa simultaneamente a Português e Matemática José Sarmento Matos

Mais de 25% dos alunos inscritos na prova final de Português de 2.ª fase do 4.º ano faltaram ao exame nesta terça-feira.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), dos 4125 inscritos, 1073 faltaram à prova de Português do 1.º ciclo. Este exame destinava-se aos alunos que obtiveram negativa na primeira prova realizada em Maio. O exame de Matemática será repetido na sexta-feira, estando inscritos 7641 alunos. 

Só ficam retidos no 4.º ano os alunos que tiverem negativa simultaneamente a Português e Matemática. Nesta situação estão 3570 dos 9101 alunos que se inscreveram para esta segunda fase. Na primeira fase, os exames contaram 25% para a nota final dos alunos.  Mas nesta segunda fase só contarão as notas obtidas nas provas.  

A  classificação final da maior parte dos estudantes foi conhecida há três semanas. Os que ficaram com positiva a Matemática e a Português entraram imediatamente de férias. E sobraram dois grupos: o dos que tiveram negativa às duas disciplinas (e que dependem desta segunda fase de exames para transitar de ano) e os que ficaram com negativa a Matemática ou a Português.

Os elementos deste segundo grupo já puderam ler na pauta que estão aprovados. “O exame não é obrigatório e, se o fizerem, podem ter negativa — o pior que lhes pode acontecer é passarem para o 5.º ano com negativa a Matemática ou a Português, consoante os casos”, esclareceu Armindo Cancelinha, dirigente da Associação Nacional de Professores (ANP).

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar