Funchal Jazz Festival presta homenagem a Miles Davis

Foto

O novo projecto de Chick Corea abre o festival nesta quinta-feira à noite.

A edição deste ano do Funchal Jazz Festival, a ocorrer entre 4 e 6 de Julho, vai apresentar um dos melhores cartazes de sempre, promete a organização do certame patrocinado pelo município.

Um dos acontecimentos mais marcantes da agenda cultural madeirense, tem confirmadas as presenças de Chick Corea, Buika, Jacinta, encerrando com uma homenagem a Miles Davis prestada por um sexteto de que faz parte Wallace Roney e Joey DeFrancesco, que tiveram o privilégio de acompanhar aquela lendária figura do jazz.

Com este elenco, a 14ª edição do Funchal Jazz Festival “honra a sua história de excelência, trazendo à capital madeirense mais um cartaz de elevada qualidade, continuando assim o seu papel na visibilidade e prestígio da Ilha da Madeira, quer a nível nacional, quer internacional”, afirmou Avelino Tavares, do Mundo da Canção, produtora e organizadora do festival que é iniciativa da Câmara Municipal do Funchal.

Tavares salienta que todos os anos o festival “faz acorrer ao Funchal adeptos do chamado turismo cultural, um cada vez mais numeroso público local e amantes do Jazz oriundos de todos os pontos do país, atraídos pela oportunidade de conviver com diferentes leituras do jazz interpretadas pelos grandes mestres”.

Do programa, a apresentar na próxima semana, destaca a apresentação, na noite inaugural, a 4 de Julho, do novo projecto de uma grande lenda do jazz, Chick Corea and The Vigil, Trata-se de de um “pioneiro e visionário, dotado de uma criatividade e virtuosismo inestimáveis, que construiu, ao longo de cinco décadas, uma carreira tão surpreendente como diversificada, oscilando entre o piano eléctrico e o acústico, mas mantendo sempre o mesmo nível de excelência”, frisa.

A segunda noite, a 5 de Julho, abre com o Santos/Melo 4TO + John Ellis, projecto dos músicos portugueses Bruno Santos e Filipe Melo, que desde 2007 tem trazido ao nosso país algumas estrelas da cena Jazz internacional, completando o quarteto Bernardo Moreira, no contrabaixo, e Bruno Pedroso, na bateria. No Funchal acompanhar do saxofonista John Ellis.

Na segunda parte do dia 5, Buika apresenta o seu mais recente álbum, La Noche Mas Larga, lançado em Maio. Esta cantora, considerada uma das 50 melhores vozes do mundo, “tem deliciado críticos e ouvintes pela sua paixão e entrega à música, que resultam numa voz inigualável”, sublinha Tavares.

A portuguesa Jacinta abre a noite de sábado, 6 de Julho, com o seu mais recente projecto Recycle Swing – Jazz Standards, colocando em destaque todo o poder vocal e swing inato da cantora e recriando clássicos dos anos 30 e 40. Com uma carreira marcada pela ousadia e descoberta, foi considerada “a Melhor Jovem Artista de Jazz da Europa”, pela Reader’s Digest, em 2007.

A encerrar o festival, um colectivo excepcional reúne-se para prestar homenagem a Miles Davis. É composto por grandes nomes do jazz, que tiveram o privilégio de conhecer e aprender com o músico lendário e que atingiram, por mérito próprio, o estatuto de estrelas: Wallace Roney, Joey DeFrancesco, Larry Cooyel, Rick Margitza, Omar Hakim e Ralphe Armstrong.

O festival que decorre no Pare de Santa Catarina, com uma deslumbrante vista sobre a cidade do Funchal, inclui a tradicional Feira do Disco Jazz

Blues/World. No terraço panorâmico do hotel o “The Vine” haverá animação extra com as habituais jam sessions com o FJF Quarteto. 

Sugerir correcção
Comentar