Exame de 6.º ano bem estruturado, dizem professores de Português

Parecer da Associação de Professores de Português.

Prova acessível, dizem professores de Português
Foto
Prova acessível, dizem professores de Português Nelson Garrido

O exame de Português de 6.º ano, realizado na manhã desta quinta-feira, está "bem estruturado e respeita os conteúdos programáticos centrais do programa da disciplina para este ciclo de ensino, no que diz respeito a aspectos incidindo sobre a leitura, a escrita e o conhecimento explícito da língua", declara a Associação de Professores de Português (APP), em comunicado.

Segundo a APP, a prova segue a matriz do exame do ano passado e das provas de aferição de anos anteriores.

Os exercícios propostos "valorizam-se os desempenhos na leitura e na escrita". "É de assinalar como aspectos positivos a preocupação em fazer depender a interpretação da leitura do conhecimento explícito da língua".

Fazendo uma avaliação global, a APP considera que a quantidade de questões bem como a sua complexidade e extensão são são adequados ao tempo previsto para a realização da prova.

No entanto, alerta que há expressões, no grupo I, "cujos significados e referência podem não estar presentes num aluno do 6.º ano", por exemplo, “antiguidade” como período histórico, “arte contemporânea” e "antiguidades egípcias”. "Nesse sentido, a enciclopédia requerida ao leitor de 11 ou 12 anos pode não ser a mais apropriada para resolver de forma coerente uma questão como 2.4.5"

No que diz respeito à gramática, as perguntas "cobrem um conjunto alargado de itens programáticos". Quanto à produção escrita, na última parte da prova "não causa perturbação aos alunos, dado que este é um tipo de texto adaptado ao trabalho que os alunos terão realizado em sala de aula, ao longo do ano lectivo".