Joy Division inspirou o jogo "mais deprimente do mundo"

Um videojogo inspirado no clássico "Love Will Tear Us Apart" encoraja à reflexão sobre o "lado mais negro do amor". Cada verso da canção corresponde a um nível do jogo online

Foto

"Love Will Tear Us Apart", clássico da banda de Ian Curtis — os Joy Division —, serviu de inspiração a "Will Love Tear Us Apart?", um videojogo da Mighty Box. Cada verso da canção corresponde um nível do jogo online que encoraja à reflexão sobre o "lado mais negro do amor".


"Nada pode amenizar um romance turbulento como jogar um videojogo sobre a turbulência no romance". A frase é da revista "Rolling Stone" para descrever aquele que é considerado o jogo "mais deprimente do mundo" pela revista "Spin", da responsabilidade de estúdio independente de desenvolvimento de videojogos de Malta.


"Will Love Tear Us Apart?" pretende pôr os jogadores a reflectir sobre o "lado mais negro do amor: má comunicação, impasse emocional e a tristeza da separação". O objectivo é recriar a "experiência emotiva" e relembrar "os dias negros que precedem o fim de um relacionamento".


Já disponível online, o videojogo resulta de uma iniciativa, com início no verão de 2011, que estabelecia, como desafio principal, a adaptação da música dos Joy Divison para o formato de videojogo. Gordon Calleja assume-se como criador do projecto: "Ele viu cada verso da música como um ambiente de jogo diferente".


Escrito no fim da década de 70, o "single" que inspirou "Will Love Tear Us Apart?" retrata os problemas de Ian Curtis, com a esposa, Deborah Curtis, que, entre outros motivos, terá levado ao suicídio do vocalista dos Joy Division, em Maio de 1980.

Sugerir correcção
Comentar