Russell Boyce/Reuters
Foto
Russell Boyce/Reuters

LUSO 2013: investigadores portugueses no Reino Unido reunidos em Cambridge

Encontro reúne dia 22 de Junho jovens portugueses que investigam ou estudam no Reino Unido. Ana Bacalhau, dos Deolinda, e o ex-ministro Mariano Gago vão participar

A Associação Portuguesa de Estudantes e Investigadores Portugueses no Reino Unido (PARSUK, sigla em inglês) vai organizar, no dia 22 de Junho, em Cambridge, a sétima edição do encontro anual. O evento chama-se LUSO 2013 e reúne jovens que estejam a estudar ou a investigar em instituições britânicas. 

O programa do LUSO 2013 tem como tema “Matrizes para o Futuro”. Nesta edição, a organização pretende promover um encontro interactivo e estimular a discussão em torno da importância da inovação, competitividade, criatividade e empreendedorismo. Para isso, o LUSO 2013 conta com um painel de oradores convidados nas áreas da investigação académica, da indústria, do empreendedorismo, da economia e das artes, que vão partilhar os seus percursos e experiências profissionais com os participantes. 

De acordo com Mariana Domingos, membro da organização do evento, “o LUSO traz a quem participa a oportunidade de interagir com outros estudantes e investigadores portugueses no Reino Unido”. Contudo, o programa do evento “é também desenhado para que qualquer pessoa que fale português possa participar”, adianta ainda a própria ao P3.

Moderação de Nicolau Santos e Vasco Trigo

Entre os oradores confirmados estão Mariano Gago, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Costa, da Critical Software, Manuel Carrondo, professor do Instituto de Biologia Experimental Tecnológica (IBET), e Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda. Os jornalistas Nicolau Santos e Vasco Trigo foram os moderadores escolhidos para as duas sessões de debate.

No programa do LUSO 2013 estão ainda incluídas sete palestras, um jantar e uma sessão de "networking", na qual os participantes são convidados a partilharem o que fazem e o que pretendem levar do LUSO.

As inscrições estarão abertas até ao dia 15 de Junho. O preço do evento é de 22 libras (cerca de 26 euros) para membros da PARSUK e de 24 libras (cerca de 28 euros) para não membros, sendo que os primeiros 100 inscritos têm um desconto de duas libras. O bilhete inclui a participação na conferência, almoço e "coffee-breaks". Ao fim do dia haverá um jantar convívo, não incluído no bilhete do evento, mas que pode ser adquirido separadamente pelo preço fixo de 20 libras (cerca de 23 euros)

 

O LUSO 2013, que neste momento já conta com 30 inscritos, é um evento sem fins lucrativos e depende, por isso, dos donativos de patrocinadores que suportam todos os custos associados à iniciativa. Para contribuir basta contactar a organização via e-mail.