CTT vão usar bicicletas para distribuir correio em Portugal

Os Correios de Portugal vão introduzir 122 bicicletas na sua rede de distribuição, a maior parte das quais bicicletas assistidas electricamente. A partir de 28 de Maio

Foto
Para os CTT estas bicicletas podem significar uma poupança de 50 toneladas de CO2 por ano DR

Uma aposta ecológica dos CTT vai permitir que 122 carteiros passem a fazer a distribuição diária de correio usando bicicletas como meio de transporte. As bicicletas, que foram produzidas em Portugal, vão ser colocadas de Norte a Sul do país a partir do dia 28 de Maio.

Prevê-se que estas 122 bicicletas percorram diariamente uma média de 1400 quilómetros, o que corresponde a quase uma volta a Portugal. Para os Correios de Portugal, este facto pode significar uma poupança de 50 toneladas de CO2 por ano, bem como um aumento na eficiência da distribuição de correio e no conforto e segurança dos carteiros.

Com esta iniciativa, os CTT reforçam a sua posição como o 6º operador postal do mundo com melhor desempenho carbónico. Para tornar este projecto possível, os CTT investiram 245 mil euros. As 150 bicicletas encomendadas (122 para distribuição e as restantes como reserva) foram produzidas em Águeda pela Órbita e foram concebidas propositadamente para os CTT.

Uma bicla feita à medida 

Os Correios de Portugal e alguns carteiros realizaram testes no terreno que se prolongaram durante um ano (desde 2011 a 2012) com recursos a vários modelos importados e tendo em conta a realidade do terreno em Portugal. Nas bicicletas foram introduzidos acessórios como o sistema de “descanso” e travão de parque, por exemplo.

No dia 28 de Maio, parte do correio distribuído na área do Parque das Nações, em Lisboa, será entregue por bicicleta. A saída dos cinco carteiros em duas rodas está marcada para as 10h30.

Para que todos possam ver e experimentar este novo meio de transporte, os CTT vão exibir, na praça da Gare do Oriente, em Lisboa, 100 destas bicicletas, que no mesmo dia vão ser enviadas para todo o país. Foram igualmente convidadas crianças, que vão ter contacto com uma versão destas bicicletas adaptada às suas idades.

A frota dos CTT é actualmente composta por 224 veículos ecológicos: duas viaturas eléctricas ligeiras de distribuição, cinco "scooters" eléctricas, 28 bicicletas normais, 180 bicicletas eléctricas e nove viaturas híbridas. Além disso, e devido à dispersão por todo o território, o fabricante criou uma rede de assistência a nível nacional.

Sugerir correcção
Comentar