Declarações de escalão de abono familiar passam a ser obtidas online

A Segurança Social vai deixar de enviar cartas com a declaração de escalão do abono familiar.

Foto
Entre as actividades cobradas estavam aulas de natação, inglês ou música Paulo Ricca

A partir deste ano, as declarações de escalão de abono de família passam a ser obtidas no portal online da Segurança Social. Assim, ao contrário de anos anteriores, aqueles que têm direito a este apoio social não receberão cartas com as declarações.

A Segurança Social irá então enviar e-mails aos beneficiários, cujo endereço electrónico está registado no sistema de informação, com instruções para que consigam obter a declaração de escalão na Segurança Social Directa. Aqueles que ainda não aderiram a este portal devem registar-se, para que seja possível aceder à referida declaração. 

Desde Outubro que as novas regras de atribuição deste abono permitem que a Segurança Social faça uma revisão do escalão em função dos rendimentos do agregado familiar dos últimos três meses. Assim, o aumento do número de desempregados, por exemplo, poderá explicar a maior atribuição desta prestação social.

Contudo, em Abril deste ano registaram-se menos 18.388 beneficiários do abono de família, do que no ano anterior. O valor do apoio varia de acordo com a idade da criança ou jovem e com o nível de rendimentos do respectivo agregado familiar.

Sugerir correcção
Comentar