O cinema e a arquitectura já têm um festival

A ligação do cinema à arquitectura é muito forte a nível internacional. Em Portugal, esta ideia está subaproveitada, sobretudo no contexto nacional actual. Para Sofia Mourato "este é o momento certo para a iniciativa"

Foto
oselesinjota/Instagram

O Arquiteturas Film Festival Lisboa é o primeiro festival internacional da Península Ibérica de filmes documentais e ficcionais sobre o tema da arquitectura. A iniciativa, que pretende ser dinâmica e multidisciplinar, inicia a 26 de Setembro e encerra no dia 29 de Setembro.

Segundo Sofia Mourato, fundadora e directora do Arquiteturas, o festival surge “para fomentar as relações criativas e económicas entre o cinema e a arquitectura”. Adianta ainda que a iniciativa “pretende ser um ponto de partida para a criação de novos projectos, para a troca de experiências e para a captação da atenção nacional e internacional para o que temos de melhor em Portugal nas duas áreas”.

O festival, que também tem como objectivo influenciar o turismo nacional, é destinado a profissionais da área de arquitectura, realizadores e produtores de cinema, a pessoas ligadas ao audiovisual, a designers. No fundo, a todas as pessoas de todas as nacionalidades interessadas "em enviar filmes capazes de mostrar uma perpectiva única relativa ao cruzamento da aqrquitectura com o cinema", esclarece Sofia ao P3. 

Foto
As inscrições começaram no dia 1 de Abril e encerram a 1 de Agosto DR

A primeira edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa decorrerá no Cinema City Classic Alvalade, de 26 a 29 de Setembro. A inscrição de filmes já começou, é gratuita e deverá ser efectuada até 1 de Agosto. O festival já conta com várias participações nacionais e internacionais. 

O programa 

O programa do festival irá apresentar documentários, ficções, filmes experimentais e animações com relevância para a divulgação da obra arquitectónica portuguesa contemporânea ao nível nacional e internacional.

Urbanismo, Ecologia, Sociedade, Utopia, Design, História e Património, Biografia e Tecnologia serão alguns dos temas tratados pelos filmes documentais. “Já os filmes ficcionais vão dar mais destaque ao constante diálogo entre cidade, espaço e narrativa”, refere Sofia.

Para além dos filmes, o festival tem uma série de actividades paralelas previstas. As "Intersecções" (conversas informais), o "PITXE" (sessões de "pitching") e visitas guiadas são algumas delas. O Arquiteturas vai ainda atribuir prémios englobados em cinco categorias: melhor filme, melhor curta, prémio audiência, lusofonia (premiar o melhor trabalho na área do cinema e da arquitectura feito em países da lusofonia) e novos talentos (melhor filme feito por estudantes). 

Sugerir correcção
Comentar