Portuguese Surf Film Festival: o cinema e o surf na Ericeira

De 5 a 7 Julho vai realizar-se a segunda edição do Portuguese Surf Film Festival na Ericeira, um festival que liga o cinema ao surf. A temática deste ano é a alquimia

Foto
Hugh Gentry/Reuters

A segunda edição do Portuguese Surf Film Festival (PSFF) arranca a 5 de Julho na Ericeira. A iniciativa, que liga o surf ao cinema, surge como uma plataforma para estimular e divulgar os trabalhos portugueses na área.

Em 2012, por iniciativa do New York Surf Film Festival, foi fundado um colectivo de festivais no mundo, de onde o Portuguese Surf Film Festival faz também parte: Global Surf Film Festivals Collective. O objectivo deste colectivo é sobretudo o de facilitar a promoção de filmes internacionais, mas que nem sempre chegam a todos os festivais.

Segundo disse ao P3 Susana Andrade, fundadora e directora do PSFF, este tipo de iniciativas têm como objectivo “aproximar o surf do chamado cinema convencional”. Adianta ainda que o festival “tem uma missão clara de sustentabilidade”. Assim, para evocar esta questão, o tema desta segunda edição do PSFF é a alquimia, que significa transformar, reutilizar e reciclar.

Foto
No dia 5 de Julho arranca a segunda edição do Portuguese Surf Film Festival DR

“Com a crescente preocupação com o ambiente e o aquecimento global, queremos, enquanto organização, reforçar a necessidade de promover as mudanças necessárias para combater os problemas ecológicos do planeta”, justifica a própria. O tema permitiu também “conceptualizar que a via dos processos experimentais pode gerar uma nova riqueza de meios para a indústria do surf”. Sob o lema "Green Riding Alchemists", o PSFF assumiu ainda a responsabilidade social como uma das componentes da sustentabilidade.

O festival é destinado a todas as pessoas de todas as nacionalidades interessadas em enviar filmes que cruzem o surf com o cinema. A segunda edição do Portuguese Surf Film Festival decorrerá na Ericeira, de 5 a 7 de Julho. A inscrição de filmes já começou, é gratuita e deverá ser efectuada até 6 de Junho. O festival já conta com várias participações nacionais e internacionais.

O programa

O festival irá apresentar documentários, ficções, filmes experimentais e animações que abordem a temática do surf. Para além dos filmes, o festival tem uma série de actividades paralelas previstas. O “road show” consiste numa actividade para divulgar os filmes vencedores na primeira edição do festival. No dia 25 de Maio vão ser exibidos em Viana do Castelo e no dia 5 de Junho em Torres Vedras.

Este ano programaram ainda dos leilões de arte. “Escolhemos a Associação Portuguesa de Surf Adaptado como os nossos heróis e também a APECI para beneficiar na totalidade da angariação de fundos que vamos fazer”, adianta Susana Andrade. Por último, vão ainda promover o concurso “Art&Photo”. Até dia 15 de Maio todos os portefólios deverão ser enviados por e-mail e os vencedores serão anunciados no dia 20 de Junho.

O Portuguese Surf Film Festival vai ainda atribuir prémios englobados em cinco categorias: melhor filme português, melhor filme de surf, melhor filme sustentável, melhor banda sonora e melhor curta. O júri que vai avaliar os filmes é composto pelo músico Frankie Chavez, pela fundadora e directora do New York Surf Film Festival Morgan Rae Berk, pelo designer João Catarino, pelos jornalistas Jorge Pelicano e Vítor Moura e pela ex-campeã nacional de surf Teresa Abraços.

Sugerir correcção
Comentar