Centro internacional de ensaios aeronáuticos está a nascer em Castelo Branco

Projecto financiado pelo QREN está a ser desenvolvido no Laboratório de Ensaios Termodinâmicos, que vem realizando testes para a Agência Espacial Europeia.

Foto
Laboratório vai analisar componentes das aeronaves e condições de voo Nelson Garrido/Arquivo

O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) está a instalar em Castelo Branco um centro de ensaios aeronáuticos, disse esta segunda-feira à Lusa o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão.

O centro fica situado nas instalações do Laboratório de Ensaios Termodinâmicos que o ISQ possui no parque empresarial de Castelo Branco, num espaço de 10 mil metros quadrados.

O autarca explicou que o centro representa “um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros, apoiados pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional”. Joaquim Morão adiantou que “este é um investimento importante na área da inovação, que vem reforçar a capacidade competitiva de Castelo Branco”.

O novo centro de ensaios de aeronáutica permitirá a realização diferentes estudos sobre diversos componentes de aeronaves, em materiais compósitos, como asas de aviões, por exemplo. O presidente do município disse também que a “entrada em funcionamento do centro deverá ocorrer este ano e criará postos de trabalho altamente qualificados”.

Neste centro de ensaios será possível efectuar todos os ciclos de vida do avião, que incluem mais de 200 combinações diferentes, como os tipos de voo, rajadas de vento, tempestades, aterragens suaves ou bruscas, etc.

Neste momento, nas mesmas instalações, o ISQ possui um Laboratório de Ensaios Termodinâmicos, que se tem destacado na realização de testes para a Agência Espacial Europeia. 
 

Sugerir correcção
Comentar