Na Coreia do Norte, 25 de Abril também é feriado e um clube de futebol

O futebol no país mais fechado do mundo é um mistério quase total, mas dá para ver jogos praticamente na íntegra no YouTube.

Foto

Países em que o dia 25 de Abril é feriado nacional: Portugal, Itália, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Feroé, Suazilândia e Coreia do Norte. No país da dinastia Kim, assinala a fundação do exército revolucionário por Kim Il-sung contra os japoneses. Esta é a versão oficial, pelo menos. Mas 25 de Abril na República Popular e Democrática da Coreia é também o nome de um clube de futebol, por sinal o maior do país e aquele que mais títulos terá conquistado, a acreditar na pouca informação disponível. O futebol norte-coreano, tal como o país, é um mistério.

Segundo o RSSSF, um site na Internet que recolhe dados estatísticos de vários campeonatos em todo o mundo, o Clube Desportivo 25 de Abril, que é a equipa do Exército norte-coreano, já foi campeão do país por 13 vezes entre 1985 e 2011. Tentar descobrir quem é o actual campeão não é uma tarefa fácil, a não ser que se saiba coreano. Não é uma Liga que seja propriamente acompanhada pela imprensa internacional e a única fonte de informação para o exterior é a agência noticiosa norte-coreana, que fala mais da presença de Kim Jong-un do que dos jogos em si.

Não há qualquer registo da participação de clubes norte-coreanos nas várias competições organizadas pela Confederação Asiática. E é difícil tentar perceber como é o calendário da Liga norte-coreana. A referência mais recente fala de uma I Liga que vai na segunda jornada e que inclui 14 equipas, mas sem referir os nomes.

Há, no entanto, uma janela inesperada para o futebol norte-coreano. Um utilizador do YouTube identificado como valdas199 disponibilizou vídeos de jogos do campeonato norte-coreano, embora com data difícil de precisar. Há vídeos com mais de 80 minutos (jogos quase na íntegra) e resumos alargados com dez a 30 minutos, um deles presenciado por Kim Jong-un, cujo gosto pelo desporto está bem documentado - assistiu recentemente a um jogo de basquetebol ao lado de Dennis Rodman, antigo rei dos ressaltos da NBA.

A face mais visível do futebol norte-coreano são mesmo as suas selecções, sendo a equipa feminina sénior a nona melhor do mundo, segundo o ranking da FIFA. É sobejamente conhecida a história da selecção masculina norte-coreana que participou no Mundial de 1966, em Inglaterra, em que derrotou a poderosa Itália e que chegou a estar em vantagem por 3-0 frente a Portugal, antes de perder por 5-3. Em 2010, a Coreia do Norte voltou a estar no torneio (onde voltou a defrontar a selecção portuguesa), mas voltou a casa com três derrotas em três jogos. O seu mais mediático jogador é o avançado Jong-Tae Se, o “Wayne Rooney da Ásia”, nascido no Japão e que já andou pelo futebol alemão, actuando agora pelo Suwon Bluewings, da Coreia do Sul. Mas que nunca jogou na Liga norte-coreana.

* Planisférico é uma rubrica semanal sobre histórias e campeonatos de futebol periféricos

Sugerir correcção
Comentar